Categorias
MOGI DAS CRUZES

Morre Dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes



Morreu, na tarde desta quarta-feira (1), em São Paulo, o bispo emérito da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, aos 93 anos.



Dom Paulo estava internado desde o dia 10 de maio e passou por duas cirurgias no sistema digestivo, nos dias 19 e 31 de maio, respectivamente. De acordo com a Diocese de Mogi, em virtude da idade e dos procedimentos, o coração e os rins ficaram debilitados.



Após os trâmites necessários, o corpo de Dom Paulo será levado a Mogi das Cruzes e velado na Igreja Catedral de Sant’Ana, onde acontecerão as celebrações exequiais e sepultamento – confira os horários mais abaixo.



“Unimo-nos em oração pelo descanso eterno do amado e já saudoso Dom Paulo e o conforto dos familiares e da Igreja local da Diocese de Mogi das Cruzes”, diz uma nota publicada pela Diocese e assinada pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini.



Em virtude do falecimento de Dom Paulo Mascarenhas Roxo, o café da alvorada da Festa do Divino Espírito Santo, que aconteceria nesta quinta-feira (2), não será oferecido aos devotos. O salão paroquial da Catedral de Sant’Ana está sendo preparado para acolher padres e sacerdotes que virão para o velório e sepultamento. Já a alvorada está mantida.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes decretou luto oficial por três dias por conta do falecimento do bispo emérito.

Velório e sepultamento

O velório do bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo terá início nesta quinta-feira, a partir das 8h, na Catedral Diocesana Sant’Ana, em Mogi das Cruzes, com a celebração da primeira missa exequial presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

O sepultamento será na sexta-feira, na cripta que está na entrada da Catedral Sant’Ana, após a missa exequial, às 9h, também, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini.

Durante toda a quinta-feira, as missas acontecerão de duas em duas horas, sendo: 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 19h, presididas por sacerdotes da Diocese. Durante o intervalo das missas, e após a última missa, grupos se organizarão para rezarem o terço.

Na sexta-feira, a Alvorada do Divino, às 5h, será realizada dentro da Igreja Catedral Diocesana Sant’Ana.

Sobre o bispo

Dom Paulo Mascarenhas Roxo nasceu no dia 12 de junho de 1928, em São Geraldo (MG). Religioso da Ordem Premonstratense (Opraem), professou os votos em 02 de fevereiro de 1952 e foi ordenado sacerdote no mesmo ano, em 20 de agosto, em Pirapora do Bom Jesus/SP, pelo então bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo Rolim Loureiro (depois nomeado como primeiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes).

Em 07 de dezembro de 1989, foi nomeado bispo para a Diocese de Mogi das Cruzes. A ordenação episcopal aconteceu no dia 28 de janeiro de 1990, em Jaú/SP, tendo como Sagrante Dom Carlo Furno, arcebispo titular de Abari e núncio apostólico no Brasil na época. Escolheu como lema episcopal “Ficai conosco Senhor” (Lc 24,29).

A posse canônica como terceiro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes foi realizada no dia 11 de fevereiro de 1990, no Ginásio de Esportes da Universidade Braz Cubas. Como bispo diocesano, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, foi o responsável, entre as inúmeras atividades, pela organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral que tinha como objetivo fortalecer a pastoral de conjunto; a reorganização da divisão das regiões pastorais; a mudança de local do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus (que ficava na Rua Ipiranga, onde, atualmente, está a Residência Episcopal) para o Centro de Convivência Tabor, e assim, atender a demanda de seminaristas que crescia; e a criação da tradicional Festa do Seminário.

Também, durante o seu episcopado foi lançado o informativo diocesano “A Caminho” e a primeira versão da página na internet da Diocese. E em 1994, a Diocese sediou o Encontro da Juventude da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM) e o Encontro Nacional dos Presbíteros e Diáconos Negros. Em 1999, no dia 26 de dezembro, deu início às comemorações do Ano Jubilar pelo Segundo Milênio da Encarnação de Jesus Cristo, proclamado pelo então Papa João Paulo II (São João Paulo II), e em 27 de julho de 2000, decretou a abertura do 1º Sínodo Diocesano, com o tema “O Espírito fala às Igrejas”, na carta aos fiéis, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, destacou os momentos pelos quais a Igreja e o país passavam, como a chegada do Novo Milênio, os 500 anos de evangelização no Brasil e o desafio de ser Igreja. Criou quatro novas paróquias: Paróquia Pessoal São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Itaquaquecetuba), Paróquia Territorial São Maximiliano Kolbe (Mogi das Cruzes) e a Paróquia São Francisco de Assis (Suzano). Trabalhou para que a Diocese tivesse um colégio católico, que aconteceu em 26 de setembro de 2003, com a fundação do Colégio Diocesano Paulo VI. Durante o tempo que foi bispo foram marcantes as visitas pastorais que acontecia nas paróquias e regiões pastorais, mobilizando crianças, jovens, adultos, instituições, empresas, governos, uma verdadeira animação missionária.

Em junho de 2003, ao completar 75 anos, e conforme determina o Código de Direito Canônico pediu renúncia, mas atuou como bispo diocesano até quando foi nomeado um novo bispo para a Diocese, que aconteceu em 04 de agosto de 2004, e a partir daí, desempenhou a função de administrador diocesano até a posse de Dom Airton José dos Santos. Desde então, residia no bairro Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, e auxiliava na Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Paróquia Cristo Rei, em Mogi das Cruzes. E também, era convidado para presidir em diversas paróquias da Diocese, ministrar palestras, participava dos eventos diocesano, e assim, continuava muito presente na vida pastoral da Diocese.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: