Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê será contemplado com usina móvel de resíduos da construção civil



O Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) é o primeiro consórcio intermunicipal a ser contemplado com uma usina móvel para resíduos da construção civil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1) pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Fernando Chucre, durante a abertura do Seminário de Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático do Condemat, ao lado do presidente e prefeito de Guarulhos, Guti, e prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Caio Cunha (Mogi das Cruzes) e Vanderlon Gomes (Salesópolis).  



De acordo com o Condemat, o equipamento será entregue até o final de junho e conjuga um caminhão tipo cavalo mecânico a um móvel de reciclagem capaz de triturar de 80 a 100 toneladas por hora. Além disso, suas laterais podem ser transformadas em tela de cinema, para exibição de filmes e oficinas de educação ambiental para os alunos da rede pública, além da prática da reciclagem.



O investimento, de cerca de R$ 3,2 milhões, foi viabilizado por meio de convênio entre o Condemat e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).



De acordo com o presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti, os prefeitos e técnicos estão discutindo a melhor logística para uso compartilhado do maquinário. “Esse equipamento vai auxiliar os municípios e aprimorar o trabalho na gestão de resíduos. Estamos estruturando como se dará a sua utilização, porém já é certo que começaremos pelos municípios pequenos, que dispõem de menor estrutura e maior necessidade”, disse.



Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, a entrega do maquinário permitirá a racionalização de recursos e compartilhamento de infraestrutura entre os municípios. “Problemas comuns entre as cidades devem passar por soluções conjuntas. No caso dos resíduos, existe uma urgência em desafogar os aterros e promover a reciclagem para minimizar impactos ambientais. Estes resultados podem ser alcançados por meio de ferramentas de gestão como esta”, afirmou ele.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: