Divulgação/ PMMC
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes realizará uma ação para atualização do esquema vacinal contra a Covid-19 e oferecerá doses contra a gripe e sarampo para os públicos que vem sendo atendidos atualmente.
A aplicação das doses acontecerá em unidades de saúde e em algumas escolas nos próximos quatro sábados: dias 21 e 28 de maio e 4 e 11 de junho, em livre demanda e sem necessidade de agendamento.
“Houve melhora da situação epidemiológica contra a Covid-19, com a redução dos casos graves, internações e óbitos, associada à diminuição das restrições em relação às medidas de proteção respiratória, uso de máscara e isolamento social, mas estamos observando baixa adesão do público ainda não vacinado. Precisamos melhorar esses índices para mantermos os avanços”, disse o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.
O prazo para aplicação da segunda dose do imunizante contra a Covid-19 para vacinados com Astrazeneca é de oito semanas após a 1ª dose; para Pfizer 12 anos+ é de 21 dias após a 1ª dose; para Pfizer pediátrica (de 5 a 11 anos) é de oito semanas após a 1ª dose; para Coronavac 18 anos ou mais, de 15 dias após a 1ª dose; e para Coronavac de 6 a 17 anos, 28 dias após a 1ª dose.
Já os prazos para aplicação da dose de reforço contra Covid-19 para maiores de 18 anos é de quatro meses para vacinados com 1ª e 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac. O mesmo prazo é necessário para aplicação da dose adicional para idosos com 60 anos ou mais.
A vacina contra a gripe está disponível para crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses, que também recebem a vacina contra sarampo e devem levar caderneta de vacinas para avaliação; idosos de 60 anos e mais, que podem receber também a 4ª dose ou doses anteriores da Covid-19; gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após parto); profissionais da saúde; portadores de deficiências; pessoas com comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde; professores/trabalhadores das escolas do ensino regular (infantil, fundamental, médio e superior); trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas e cobradores de ônibus); caminhoneiros; portuários; policiais; integrantes do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Forças Armadas; indígenas e quilombolas.
Dúvidas com relação à vacinação em Mogi das Cruzes podem ser sanadas pelo telefone SIS 160.
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região
Essa notícia foi atualizada em 19 de maio de 2022 15:35