Na manhã desta segunda-feira (15), o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, abriu licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela realização de serviços de melhoria na estrutura que atende o transporte público em 20 ruas e avenidas da região central da cidade.
Segundo a Prefeitura, as intervenções compreendem melhorias de pavimentação, novos abrigos com estrutura mais moderna e sustentável, totens informativos, plataformas de embarque e desembarque, modernização semafórica, travessias iluminadas, rampas acessíveis e novas sinalizações horizontal e vertical.
O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, explicou que o projeto irá apontar uma série de melhorias nestes corredores, com o objetivo de facilitar o trajeto dos ônibus. “Também teremos um novo modelo de abrigo, com painéis fotovoltáicos, cobertura com proteção UVA/UVB, fechamento lateral com material transparente, porta USB para carregamento de aparelhos eletrônicos”, disse ele.
Almeida lembrou, ainda, que as vias que receberão obras de melhoria também serão ligações do Corredor Leste-Oeste com os Terminais Central e Estudantes. Com isso, de acordo com o secretário, novas linhas de ônibus serão criadas para atender a população pela avenida das Orquídeas, que está em fase final de construção.
Outra intervenção que está prevista para a melhoria do transporte coletivo na região é a construção da Estação de Transferência, na praça Oswaldo Cruz. De acordo com a Prefeitura, a intervenção prevê a implantação de uma nova cobertura com painéis fotovoltáticos que poderiam gerar energia solar para iluminar a praça, plataforma para embarque e desembarque, além de piso com acessibilidade.
“Nosso objetivo é requalificar, melhorar e saber as nossas necessidades, Mogi das Cruzes é uma cidade que continua crescendo e é importante oferecer um transporte público de qualidade para a população. Na semana passada, tivemos a vinda do Expresso Leste para Mogi das Cruzes em todos os horários, temos ônibus novos que foram apresentados pelas empresas, inclusive com espaço para dois cadeirantes. É um trabalho contínuo”, explicou o prefeito Marcus Melo.
O investimento estimado para a execução do projeto executivo é de R$ 320 mil.