Categorias
MOGI DAS CRUZES

Jogos Escolares da Sustentabilidade terão atividades durante todo o mês em Mogi das Cruzes



A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes deu início, na última sexta-feira (3), aos Jogos Escolares da Sustentabilidade no Auditório da Prefeitura. O evento faz parte da programação do Junho Ambiental em 2022 e inclui atividades semanais colaborativas realizadas por escolas da cidade do ensino Infantil, Fundamental e Médio, das redes pública e particular, com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município. 



Participarão dos Jogos da Sustentabilidade 27 escolas, sendo 15 municipais, nove estaduais e três particulares (veja a lista), com aproximadamente 3,2 mil estudantes envolvidos diretamente.



“Nosso objetivo foi resgatar a cultura das gincanas escolares, estimulando os alunos a realizarem ações em defesa do meio ambiente, de forma colaborativa. Teremos várias atividades ao longo do mês de junho”, disse o secretário André Saraiva durante o lançamento do evento, que reuniu representantes das escolas participantes.



A Secretaria do Verde divulgou, na sexta-feira (3), as primeiras tarefas a serem cumpridas pelas escolas. Os técnicos da pasta irão promover um encontro virtual por semana com os participantes, com o objetivo de mobilizar as equipes, e farão visitas surpresa para verificar o andamento das tarefas. As atividades deverão ser cumpridas pelas unidades de ensino no período de 6 a 30 de junho. A premiação dos vencedores acontecerá um mês depois, no dia 30 de julho.



Cada etapa das atividades será realizada durante uma semana do mês de junho. Elas serão baseadas em quatro Objetivos de Sustentabilidade (ODSs): água potável e saneamento, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

  • Etapa 1 – Do dia 6 ao dia 10/6
  • Etapa 2 – Do dia 13 ao dia 20/6
  • Etapa 3 – Do dia 20 ao dia 24/6
  • Etapa 4 – Do dia 27 ao dia 30/6

Os alunos só conhecerão as ações a serem desenvolvidas no dia de cada atividade. As escolas que completarem as tarefas e receberem a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganharão selo do Objetivo de Sustentabilidade (ODS) correspondente. Além disso, as escolas que executarem as ações e conquistarem selos dos quatro Objetivos de Sustentabilidade ganharão uma visita guiada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo e participarão ainda do sorteio de uma horta, que será construída pela secretaria na escola sorteada.

Mais informações sobre os Jogos Escolares da Sustentabilidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail jes.svma@mogidascruzes.sp.gov.br.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: