A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que realizará um investimento de R$ 39 milhões em obras de saneamento básico. A verba foi obtida por meio de um financiamento com a Caixa Econômica Federal articulado pelo ex-deputado federal Waldemar Costa Neto (PL).
Segundo a Prefeitura, só para o Sistema de Esgotamento do Núcleo Jundiapeba serão destinados R$ 18 milhões. Também estão previstas a melhoria e ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Centro, na Rua Otto Unger, e a realização de estudos e projetos do Coletor Tronco da Bacia do Rio Jundiaí.
“A gente sabe o quanto o Semae representa para todos nós e para a nossa cidade. Mogi das Cruzes é a única cidade da grande São Paulo, com exceção de São Caetano, que tem uma empresa municipal onde somos cobrados e sabemos a responsabilidade que temos que ter na eficiência dos serviços da Prefeitura”, afirmou o Prefeito Marcus Melo (PSDB) em evento realizado nesta terça, no auditório da Prefeitura, para anunciar o investimento.
O diretor-geral do Semae, Glauco Luiz Silva, que também esteve no evento, falou sobre a importância do investimento e apresentou alguns números referentes ao serviço prestado pela autarquia. Segundo ele, o Semae é responsável por 64% da água tratada do Município, sendo que a outra parte é comprada da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Quanto ao tratamento de esgoto, Glauco informou que, atualmente, o esgoto da cidade é 95% coletado e 61% tratado pelo Semae.
O diretor-geral ainda falou sobre novos projetos previstos: “Sobre o coletor Ipiranga a gente já recebeu o apoio do Ministério das Cidades para poder licitar, depois de seis revisões no orçamento”, informou.
Também estiveram presentes no auditório da Prefeitura o deputado estadual, Marcos Damásio (PL), o vice-prefeito Juliano Abe (MDB) e os vereadores Sadao Sakai (PL), Mauro Araújo (MDB), Diegão Martins (MDB), Francimário Vieira Farofa (PL), Péricles Bauab (PL), Jean Lopes (PCdoB), Edson Santos (PSD), Protássio Nogueira (PSD) e Emerson Rong (PL).