Categorias
ALTO TIETÊ

Indústrias do Alto Tietê registram saldo positivo de 1.540 postos de trabalho em 2022

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Nos sete primeiros meses do ano, o setor industrial do Alto Tietê registrou um saldo positivo de 1.540 empregos, segundo pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Os dados mostraram o avanço nas contratações pelo terceiro mês consecutivo na região. O resultado acompanha as vendas reais da indústria paulista, que em julho cresceram 1,7%, de acordo com o Levantamento de Conjuntura produzido pela FIESP e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

Julho registrou a segunda alta seguida nas vendas reais da indústria de São Paulo. Em junho, o indicador já havia apresentado um avanço de 1,9%. Os destaques positivos também são iguais ao do sexto mês do ano, nos quais máquinas e equipamentos com crescimento de 13,6%, alimentos com 8,1% e têxtil com 7,1%. A melhora nas vendas também reflete no valor dos salários reais médios que apresentaram aumento de 1,2% em julho, diferente do crescimento tímido de 0,3% atingido no mês anterior.

Leia também:  Indústria do Alto Tietê projeta crescimento de 2% para 2025

De acordo com o Caged, os setores que tiveram os melhores resultados nos sete primeiros meses no estado de São Paulo foram de veículos, alimentos, e máquinas e equipamentos. A região do Alto Tietê tem apresentado um movimento positivo no nível de contratação, com um saldo de 426 em maio, 462 em junho e 331 em julho. O avanço veio depois de resultados negativos em março (107) e abril (50), mesmo começando o ano com saldo no azul em janeiro (462) e fevereiro (16). Ao todo, a indústria de transformação do Alto Tietê emprega atualmente 71.158 pessoas.

Leia também:  Indústria do Alto Tietê projeta crescimento de 2% para 2025

“Apesar da pontual deflação mensal registrada em julho, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) se mantém acima do teto da meta de inflação. Os níveis dos juros estão altos, assim como as incertezas do mercado, especialmente, agora com a proximidade das eleições. Por isso, as movimentações e indicadores dos próximos meses, como o de geração de empregos, merecem atenção”, avaliou o diretor regional do CIESP Alto Tietê, José Francisco Caseiro.

Com o resultado alcançado em julho, a regional do CIESP Alto Tietê ficou na 17ª posição em geração de empregos na pesquisa, que leva em consideração 39 diretorias.

Leia também:  Indústria do Alto Tietê projeta crescimento de 2% para 2025

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Compartilhe essa notícia: