A Secretaria Municipal de Mogi das Cruzes iniciou, neste domingo (16), a vacinação de crianças contra Covid-19. O pequeno indígena Mirindy foi a primeira criança a receber o imunizante na cidade.
De acordo com a Prefeitura de Mogi, Mirindy é da aldeia M’Boiji, tem seis anos e é autista. “Como um símbolo da nossa história, nosso primeiro mogianinho vacinado foi o Mirindy, ele é autista e indígena da aldeia M’Boiji! Nós tivemos a alegria de acompanhá-los durante todo o trajeto e pudemos contar também com a presença das lideranças de seu povo neste momento tão especial”, divulgou a Prefeitura nas redes sociais.
Após autorização da Anvisa e liberação do governo federal, Mogi das Cruzes abriu, na última quinta-feira (13), o agendamento para vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. Nesta primeira etapa, estão sendo atendidas as crianças com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Crianças que não possuem essas condições devem aguardar novas fases da imunização.
O pai ou responsável da criança deve primeiro fazer o pré-cadastro no site estadual do Vacina Já, na opção “CRIANÇAS ATÉ 11 ANOS”. Embora não seja obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento no dia da vacinação. Depois, é preciso aguardar a liberação de novas vagas no Clique Vacina, da Prefeitura de Mogi.
No sábado (15), Mogi recebeu o primeiro lote de imunizantes para crianças, com 2.300 doses. Segundo a Prefeitura, novas vagas serão disponibilizadas ao longo da semana nas unidades de saúde.
A dosagem para o público infantil é menor que para o adulto (o frasco também tem cor diferente). O esquema vacinal será com duas doses de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.
Para a vacinação de crianças em Mogi das Cruzes é necessário:
- Que ela esteja acompanhada dos pais ou que o adulto que a acompanhe tenha em mãos o termo de autorização escrita pelos pais.
- Apresentar RG ou certidão de nascimento da criança.
- Documento com foto do adulto responsável que acompanha a criança.
- CPF ou Cartão SUS para quem não tem CPF (todas as crianças que já utilizam a rede pública de saúde em Mogi das Cruzes, cadastradas no SIS, possuem cadastro no Cartão SUS, mesmo que a família não tenha o cartão impresso).
- Comprovante de endereço em Mogi das Cruzes.
- Caso a criança tenha recebido alguma vacina do calendário de rotina, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.
- A Secretaria Municipal de Saúde reitera a recomendação para pré-cadastro no vacinaja.sp.gov.br.
Quem tiver alguma dúvida pode ligar para o SIS 160.