Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi inaugura Central do Cadastro Único nesta sexta (18)



Será inaugurada, nesta sexta-feira (18), em Mogi das Cruzes, a Central de Atendimento do Cadastro Único, que será responsável pela promoção, manutenção e fiscalização de diversos programas sociais que utilizam como base cadastral o CadÚnico do Governo Federal, como o Bolsa Família, Renda Cidadã e isenções tarifárias, entre outros.



A Central de Atendimento do Cadastro Único ficará localizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica dentro do prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, na rua Francisco Franco, 133, no Centro.



De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, o “objetivo é oferecer facilidade de acesso para atendimento à população e também desafogar os serviços dos CRAS que hoje atendem todas as demandas do CadÚnico”.



A Prefeitura reforça que, apesar da implantação da nova central, a porta de entrada para os programas sociais continuará sendo as sete unidades CRAS (Centro de Referência da Assistência Social): Centro, Cezar de Souza, Jundiapeba I, Jundiapeba II, Jardim Layr, Vila Brasileira e Vila Nova União. Na Central do CadÚnico, os munícipes já inscritos poderão realizar serviços de atualização, recadastramento e averiguação.



A atualização deve ser realizada quando houver alteração em algum dado importante do cadastro como mudança de endereço; nascimento ou óbito de alguém da família; entrada ou transferência de escola; e alteração da renda familiar. Já o recadastramento é obrigatório a cada dois anos, mesmo que não haja nenhuma alteração no cadastro, enquanto a averiguação é necessária para casos identificados pelo Ministério da Cidadania para verificação de eventuais irregularidades.

Entre os serviços que poderão ser realizados na Central de Atendimento do Cadastro Único estão os relacionados a Programas de Transferência Direta de Renda (Bolsa Família, BPC- Benefício de Prestação Continuada, Renda Cidadã, Renda Cidadã Idoso e Ação Jovem) e Programas Sociais que oferecem benefício ou isenção (Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social de Telefone, Carteira do Idoso, Passe Livre do Governo Federal; ID Jovem;  Isenção de taxa em concursos públicos; Minha Casa minha Vida; Pronatec- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico; Desconto na contribuição do INSS para trabalhadores domésticos).

Segundo a Prefeitura, atualmente, Mogi das Cruzes tem 48.189 famílias inscritas no Cadastro Único, das quais 25.840 recebem o Programa Bolsa Família.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

3 respostas em “Prefeitura de Mogi inaugura Central do Cadastro Único nesta sexta (18)”

Olá
Sou estudante de Serviço Social do último ,trabalho como estagiária em Assistência Social de uma cidade vizinha. Gostaroa de saber sobre vaga de emprego essa área,ou é somente concurso público?
Desde de já agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *