Cinco hospitais de campanha darão suporte ao atendimento de infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) no Alto Tietê. Juntos, eles terão capacidade total de 440 leitos, sendo 20 deles para pacientes graves. Estão sendo montadas estruturas em Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. A expectativa é de que todas as unidades entrem em funcionamento ainda em abril, servindo de apoio aos serviços de saúde já existentes, principalmente os hospitais.
A maior estrutura está sendo montada em Mogi das Cruzes, onde a capacidade será de 200 leitos para casos leves e moderados. Mesma característica dos 80 leitos em implantação em Suzano, 30 de Arujá e 30 de Poá.
Em Ferraz de Vasconcelos, o hospital de campanha também contará com 30 leitos, sendo 20 para casos leves e moderados e 10 de CTI (Centro de Terapia Intensiva) para pacientes mais graves. A unidade conta, ainda, com centro de triagem, onde haverá 50 poltronas para essa finalidade, com expectativa de atendimento de 300 a 500 pessoas/dia em todo o complexo.
“São unidades de referência que, se necessário, poderão dar suporte aos municípios menores, principalmente porque os prefeitos atuam de forma integrada e no apoio um aos outros”, ressaltou o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, prefeito Adriano Leite. “Esperamos que toda essa estrutura não precise ser utilizada, mas temos de estar preparados para evitar o colapso no sistema de saúde regional e dar a melhor assistência possível aos infectados”, acrescentou.
Nas cidades de Ferraz de Vasconcelos e Suzano, os hospitais de campanha vão funcionar em complexos esportivos. Em Ferraz, a unidade vai funcionar no Ginásio de Esporte Professor Adão Dias dos Santos e a Prefeitura está na fase final do processo para iniciar a implantação. Em Suzano, a Prefeitura conclui a montagem da estrutura na Arena, com previsão de início de funcionamento na próxima semana.
Em Mogi das Cruzes, o hospital de campanha é montado na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, e a expectativa é de que fique pronto nos próximos dias.
Na cidade de Poá, o hospital de campanha do coronavírus deve entrar em funcionamento até o próximo dia 15, no Centro Municipal de Especialidades, ao lado do Hospital Guido Guida. Já em Arujá, os estudos estão avançados para a implantação da unidade, mas o local e o prazo ainda não foram divulgados.
Além dos hospitais de campanha, já foi anunciada a ampliação de leitos nos hospitais estaduais na Região e as Prefeituras estão reforçando a estrutura das unidades municipais de saúde. Em Guararema, por exemplo, está sendo preparado um serviço de campanha, com triagem e exames, enquanto Santa Isabel criou uma unidade sentinela.
MUNICÍPIO LEITOS CLÍNICA MÉDICA LEITOS CTI TOTAL Arujá 30 – 30 Ferraz de Vasconcelos 20 10 30 Mogi das Cruzes 200 – 200 Poá 30 – 30 Suzano 80 – 80 TOTAL 360 10 370