Categorias
ALTO TIETÊ

Hospital de Campanha com 80 leitos começa a ser montado na Arena Suzano



As Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano iniciaram, no último fim de semana, a instalação de um Hospital de Campanha (estrutura emergencial de saúde) nas dependências da Arena Suzano, para tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).



Segundo a administração municipal, inicialmente haverá 80 leitos de observação para atendimento de baixa e média complexidades, de pessoas encaminhadas pelas unidades da rede municipal de Saúde. O valor de investimento para o aluguel da estrutura física (piso e divisórias) é de R$ 510 mil para o período de 90 dias.



De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, a Arena Suzano foi escolhida porque já possui estrutura mínima para a viabilidade de um hospital provisório, como vestiários, banheiros e salas de apoio. Para ele, isso acaba gerando uma grande economia no custo da instalação.



O diretor de Vigilância Sanitária, Mauro Vaz, informou que, dos 80 leitos disponíveis, 70 são voltados para casos de baixa complexidade, com estrutura de enfermaria, e dez para pacientes de média complexidade, com oxigênio e cateter. Haverá a presença de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e equipe administrativa. O espaço também terá “área de descanso”, com alas feminina e masculina, para os profissionais repousarem em caso de necessidade.



A Prefeitura de Suzano informa que, neste momento, está sendo instalada a estrutura física, como o piso e as divisórias, e os postos de enfermagem. Já a segunda etapa prevê a montagem do mobiliário e a chegada dos equipamentos. Em paralelo, ocorre a organização de um fluxograma dos profissionais de saúde que irão atuar neste novo serviço, que pode aumentar de acordo com a demanda na crise.

Vaz explicou, ainda, que o hospital de campanha trabalhará de portas fechadas. Ou seja, serão atendidos apenas os pacientes devidamente encaminhados pelas unidades de saúde, bem como do Pronto-Socorro (PS) e do Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras. Desta forma, serão recebidos os pacientes que já tiverem passado por triagem em um destes locais. Com este procedimento também serão aliviados os leitos de alta complexidade, para aqueles que precisarem de entubação.

O diretor de Vigilância Sanitária explicou ainda que, com o total de 80 leitos, a rotatividade prevista será de 500 pacientes por mês no Hospital de Campanha. Além disso, o trabalho é contínuo e gradativo e terá convênio com as esferas estadual e privada, bem como respaldo do futuro posto de saúde da Vila Amorim e do PA de Palmeiras.

No PS, por exemplo, leitos estão sendo adaptados para atendimento de alta complexidade. Já há solicitações também para serem atendidas no Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) e nos hospitais da rede privada.

A previsão é que a instalação do Hospital de Campanha na Arena Suzano, localizada no Parque Municipal Max Feffer, seja concluída nos próximos dias, com expectativa para início do funcionamento já na próxima semana.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Uma resposta em “Hospital de Campanha com 80 leitos começa a ser montado na Arena Suzano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *