Categorias
ALTO TIETÊ

Guardas municipais de Suzano socorrem bebê engasgado na Vila Nova Urupês



Uma equipe da Guarda Municipal de Suzano socorreu um bebê engasgado na última sexta-feira (25) na Vila Nova Urupês. O atendimento foi feito por três agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) que estavam em patrulha pelo bairro no momento da ocorrência. De acordo com a administração municipal, a criança foi encaminhada para o Pronto-Socorro Municipal e não corre riscos.



A Prefeitura afirmou que, por volta das 18h, uma equipe da Romu foi solicitada para prestar atendimento a um casal e seu filho de um ano e nove meses. Três guardas que estavam em patrulha preventiva na região se dirigiram ao local para socorrer a criança, que havia se engasgado enquanto sua mãe o alimentava dentro do carro da família. 



Ainda segundo a administração municipal, durante o atendimento, um dos agentes tentava a desobstrução das vias aéreas, ao passo que outro buscava acalmar os pais e um terceiro providenciava o bloqueio parcial da rua. Em uma rápida ação, o menino desengasgou após execução da manobra de Heimlich, que consiste na pressão da região torácica até deixar livre o aparelho respiratório.



Os guardas, no entanto, perceberam que o bebê seguia sem respirar, com azulamento da pele nas extremidades, motivando uma condução urgente da família ao Pronto-Socorro Municipal. No trajeto, os oficiais detectaram retorno parcial da respiração à medida que um dos guardas fazia manobras socorristas na viatura, indicando uma melhora gradativa.



Chegando ao local, a criança foi entregue aos profissionais de saúde que realizaram a desobstrução pulmonar para concluir o atendimento ao menino, que, minutos depois, teve seu quadro estabilizado e recebeu alta médica, sendo liberado junto aos seus pais.

De acordo com a comandante da GCM, Rosemary Caxito, a celeridade no atendimento fez a diferença na situação, salvando a vida da criança. “A prontidão e a capacitação da equipe resultaram em uma ação rápida e eficiente, assegurando a condição física da criança no deslocamento à unidade médica e prestando o apoio necessário à família e à vida de seu filho”, disse.

Clique aqui e confira mais notícias de Suzano

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP