Duas ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá esta semana resultaram na apreensão de 76 pássaros silvestres.
A primeira aconteceu na manhã de segunda-feira (25), durante uma ação que tinha como objetivo impedir a invasão de uma área localizada sob as torres de alta tensão, na Vila Santa Helena. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Meio Ambiente do município de Mogi das Cruzes.
De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, as equipes da GCM e do Departamento de Fiscalização de Posturas constataram que a referida área já estava sendo cercada para invasão. Ao vistoriarem o terreno, em meio ao matagal, encontraram dois homens portando duas gaiolas com aves silvestres da raça Coleirinho. “Encaminhamos os indivíduos para a Delegacia de meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde em depoimento com o delegado, informaram haver mais pássaros em suas residências, nas ruas Mém de Sá e General Carneiro, na Vila Santa Helena”, explicou.
Em nova diligência junto aos endereços citados, os Guardas Municipais encontraram dezenas de pássaros das raças Coleirinho, Pixarro e Tico-Tico. “As aves também foram encaminhadas à delegacia especializada de Mogi das Cruzes e, posteriormente, serão enviadas ao Parque Ecológico do Tietê. Vale ressaltar que é crime ambiental a criação de pássaros silvestres em cativeiro para fins de lazer próprio, conforme a Lei Federal nº 9.605/98”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Alexandre Guarnieri.
Calmon Viana
Após uma denúncia, outros seis pássaros silvestres foram apreendidos pela GCM de Poá na manhã desta quarta-feira (27), dentro de uma concessionária de veículos, localizada no bairro de Calmon Viana. Um homem foi detido por crime ambiental.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Guarnieri, a denúncia pode ter sido motivada pela apreensão realizada no início da semana. “Acredito que o número de queixas vai aumentar, já que os munícipes estão sendo informados de que a GCM pode autuar crimes ambientais e, principalmente, que está agindo. Desta forma, a confiança na corporação vai crescendo e, consequentemente, os contatos também”, afirmou. Os munícipes podem fazer denúncias pelos telefones 4634-1666 ou o 153 – para este número é preciso utilizar uma linha fixa.
Na ação junto à concessionária, seis pássaros silvestres foram apreendidos, sendo dois Pixarros, três Coleirinhos e um Canário da Terra.
Assim como na outra ocorrência, as aves e o responsável foram encaminhados à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e os pássaros, posteriormente, serão enviados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) do Parque Ecológico do Tietê.