Categorias
ALTO TIETÊ

Guarda Municipal de Poá realiza apreensão de mais de 70 pássaros silvestres



Duas ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá esta semana resultaram na apreensão de 76 pássaros silvestres.



A primeira aconteceu na manhã de segunda-feira (25), durante uma ação que tinha como objetivo impedir a invasão de uma área localizada sob as torres de alta tensão, na Vila Santa Helena. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Meio Ambiente do município de Mogi das Cruzes.



De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, as equipes da GCM e do Departamento de Fiscalização de Posturas constataram que a referida área já estava sendo cercada para invasão. Ao vistoriarem o terreno, em meio ao matagal, encontraram dois homens portando duas gaiolas com aves silvestres da raça Coleirinho. “Encaminhamos os indivíduos para a Delegacia de meio Ambiente de Mogi das Cruzes, onde em depoimento com o delegado, informaram haver mais pássaros em suas residências, nas ruas Mém de Sá e General Carneiro, na Vila Santa Helena”, explicou.



Em nova diligência junto aos endereços citados, os Guardas Municipais encontraram dezenas de pássaros das raças Coleirinho, Pixarro e Tico-Tico. “As aves também foram encaminhadas à delegacia especializada de Mogi das Cruzes e, posteriormente, serão enviadas ao Parque Ecológico do Tietê. Vale ressaltar que é crime ambiental a criação de pássaros silvestres em cativeiro para fins de lazer próprio, conforme a Lei Federal nº 9.605/98”, disse o comandante da Guarda Civil Municipal, Alexandre Guarnieri.



Calmon Viana

Após uma denúncia, outros seis pássaros silvestres foram apreendidos pela GCM de Poá na manhã desta quarta-feira (27), dentro de uma concessionária de veículos, localizada no bairro de Calmon Viana. Um homem foi detido por crime ambiental.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Alexandre Guarnieri, a denúncia pode ter sido motivada pela apreensão realizada no início da semana. “Acredito que o número de queixas vai aumentar, já que os munícipes estão sendo informados de que a GCM pode autuar crimes ambientais e, principalmente, que está agindo. Desta forma, a confiança na corporação vai crescendo e, consequentemente, os contatos também”, afirmou. Os munícipes podem fazer denúncias pelos telefones 4634-1666 ou o 153 – para este número é preciso utilizar uma linha fixa.

Na ação junto à concessionária, seis pássaros silvestres foram apreendidos, sendo dois Pixarros, três Coleirinhos e um Canário da Terra.

Assim como na outra ocorrência, as aves e o responsável foram encaminhados à Delegacia de Meio Ambiente de Mogi das Cruzes e os pássaros, posteriormente, serão enviados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) do Parque Ecológico do Tietê.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: