Categorias
ALTO TIETÊ

Governo de SP libera o comércio de flores devido ao Dia das Mães e Dia dos Namorados



Com a proximidade de algumas das datas mais importantes para o comércio de flores, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, o Governo do Estado de São Paulo autorizou, nesta quarta-feira (6) o funcionamento de floriculturas, garden centers e mercados de flores. A medida visa à diminuição dos impactos econômicos no setor, que enfrenta dificuldades nesse período de quarentena imposta para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. O funcionamento dos estabelecimentos deve seguir as normas sanitárias vigentes durante a pandemia.



“Há cerca de um mês vínhamos discutindo o assunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e com o Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), de Holambra. Na semana passada, o prefeito Marcus Melo também abordou o tema numa videoconferência com o governador João Doria, e no dia seguinte, saiu a liberação do Estado. A medida é de extrema importância para o setor e tivemos o apoio incondicional das instituições envolvidas”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo.



De acordo com estimativas, nas últimas semanas, a cadeia produtiva de flores de São Paulo perdeu cerca de 80% de seu faturamento, devido às restrições de comercialização.



Em Mogi das Cruzes, floriculturas, garden centers e mercados de flores, incluindo os boxes de flores do Mercado Municipal, estão funcionando normalmente desde a semana passada. “Com isso, e tomando os devidos cuidados, o público pode voltar a comprar nesses estabelecimentos, prestigiando e fortalecendo o setor”, disse o secretário.



Demais produtos

Outros produtos agrícolas também podem ser adquiridos no Mercado Municipal (lojas de flores, produtos essenciais e boxes de alimentação para retirada no local). De acordo com a flexibilização anunciada pela Prefeitura, é permitida a entrada de, no máximo, 100 consumidores por vez. O controle do fluxo é feito nas duas entradas (ruas Professor Flaviano de Melo e Coronel Souza Franco). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h; aos sábados, das 8h às 16h, e aos domingos, das 8h às 12h.

Também está autorizado o funcionamento de todos os setores das feiras livres. Já as feiras noturnas continuam suspensas.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: