Categorias
ALTO TIETÊ

Governo de SP anuncia abertura de 120 novos leitos para Covid-19 no Alto Tietê



O Governo de SP confirmou, nesta quarta-feira (26), a abertura de novos leitos específicos para o tratamento de Covid-19 nos próximos 10 dias. As informações são do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), que vinha pressionando o Estado pela liberação dos leitos, devido à alta de internações por coronavírus nas últimas semanas.



Segundo o consórcio, o governo estadual confirmou a abertura de 120 leitos, sendo 40 de UTI e 80 de enfermaria, em três hospitais de gestão estadual da região. No Hospital Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, serão 20 leitos de Enfermaria e 10 de UTI; no Dr. Arnaldo Pezzuti, em Mogi das Cruzes, serão abertos 60 leitos, sendo 30 de Enfermaria e 30 de UTI. Já no Luzia de Pinho Melo, também em Mogi das Cruzes, serão 30 leitos de Enfermaria.



“Essa é uma conquista muito importante para garantirmos o atendimento e assistência necessária à população do Alto Tietê. Estamos em um momento novo da pandemia, enfrentando o aumento nos casos e nas internações, e é imprescindível que tenhamos esta retaguarda do Estado”, disse o presidente do Condemat e prefeito de Guarulhos, Guti, acrescentando que a união dos prefeitos foi fundamental para o anúncio de hoje. “Desde o início do ano estamos alinhados e trabalhando juntos por essa ampliação de leitos na nossa região”.



De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação na região é de 55% nos leitos de UTI e 76,7% nos leitos de Enfermaria, com registros de 100% de ocupação nos hospitais Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba e Luzia de Pinho Melo, de Mogi das Cruzes.



Na última terça-feira (25), durante reunião com o Conselho de Prefeitos do Condemat, o secretário afirmou que, neste momento, a prioridade está no monitoramento dos dados da pandemia. “Teremos nas próximas semanas uma elevação no número de casos de Covid-19. Estamos monitorando esta situação em conjunto com o Comitê Científico para adotarmos as medidas necessárias para conter o avanço da doença”, disse.

O anúncio oficial da abertura de leitos em todo o Estado foi feito durante coletiva de imprensa do governador João Doria e autoridades. Segundo o Governo do Estado, os leitos serão abertos até o dia 6 de fevereiro.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP