Categorias
MOGI DAS CRUZES

Ginásio Hugo Ramos, em Mogi, abrigará pessoas em situação de rua a partir deste sábado



A partir deste sábado (21), o Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, será aberto para o acolhimento de pessoas em situação de rua. A medida foi tomada pela Prefeitura Municipal em função das baixas temperaturas que vêm sendo registradas ao longo dos últimos dias – a mínima chegou aos 6°C na cidade.



Segundo a administração municipal, serão 30 vagas disponibilizadas e a acolhida será sempre a partir das 19h, com encerramento na manhã seguinte, às 7h.



Além de camas com travesseiro, colchão e cobertores para o pernoite, os abrigados terão acesso à higienização, alimentação e terão um espaço de descanso, onde poderão assistir televisão. Animais de estimação serão aceitos.



Assim como no ano passado, o atendimento se dará por demanda espontânea, ou seja, a pessoa não precisa ter sido encaminhada de outro serviço da Assistência Social, como o Centro POP ou abordagem. Basta que o interessado vá até o local. Porém, de acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Assistência Social também trabalhará com encaminhamentos, dependendo da necessidade, perfil do atendido e situação das demais unidades de acolhimento.



“Estamos repetindo o modelo do ano passado, que deu muito certo. Novamente, o Ginásio Municipal será aberto para acolher as pessoas em situação de rua, que são as mais vulneráveis ao frio. Portanto a partir deste sábado quem vive nessa situação e busca um lugar quente e adequado para passar a noite, pode procurar Ginásio, que será acolhido”, disse o prefeito Caio Cunha, que esteve no ginásio na tarde desta sexta-feira para acompanhar os trabalhos de montagem.

Foto: Pedro Chavedar/PMMC

O plano inicial é manter o Ginásio aberto por 30 dias, informou a administração municipal, acrescentando que, além dos serviços já ofertados, a população pode ajudar levando até o local doações, como cobertores, agasalhos, itens de higiene e de alimentação. Neste ano, o quesito da alimentação será reforçado a partir da parceria com instituições que já costumam atuar com a distribuição de refeições para pessoas em situação de rua. Uma reunião sobre o tema foi realizada na última quinta-feira na sede da Secretaria de Assistência Social, para consolidar essa parceria.

Operação Inverno

O acolhimento no Ginásio faz parte da Operação Inverno adotada pela Prefeitura, que contou também com a criação de 20 vagas adicionais nas quatro unidades de acolhimento institucional já existentes e a ampliação no expediente das equipes de abordagem da população de rua – desde a última quarta-feira, elas passaram a atuar das 7h às 23h; antes era das 8h às 20h.

Segundo a administração municipal, quem souber de alguma pessoa em situação de rua que esteja passando frio pode entrar em contato com a equipe de abordagem até as 23h pelo telefone e Whatsapp (11) 97096-0923.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: