Categorias
MOGI DAS CRUZES

Gabarito ENEM 2019: saiba quando sairão as respostas corretas das provas



Foi aplicada, no último domingo (10), em todo o país, a segunda e última prova do ENEM 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio), porta de entrada para as principais universidades do país, além de ser intermediador de concessões de bolsas de estudo do ProUni, de financiamentos do FIES e até de certificados de conclusão do ensino médio.



Os estudantes aguardam, agora, a publicação do gabarito das provas, que está prevista para esta quarta-feira (13). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões. Assim que divulgados, eles poderão ser consultados no site do Notícias de Mogi.



No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Sendo assim, os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.



Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a partir de consulta com CPF e senha.



O resultado dos participantes eliminados, segundo o Inep, não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada em março do ano que vem.

Estatísticas de inscritos

No Alto Tietê, o ENEM 2019 registrou 15% menos candidatos que no ano passado. De acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) , este ano, 34.215 estudantes se inscreveram para o exame nas cidades da região, ante 40.422 inscritos em 2018.

O município do Alto Tietê com o maior número de candidatos é Mogi das Cruzes, com 10.648, o que representa 1,3% do total no país; seguido por Suzano, com 6.658; Itaquaquecetuba, com 5.528; Ferraz de Vasconcelos, com 4.291; Poá, com 3.044; Arujá, com 2.724; e Santa Isabel, com 1.322. Vale lembrar que não está havendo aplicação do Enem em Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis.

Os dados divulgados indicam ainda que, de acordo com a média nacional, 59% dos candidatos são do sexo feminino e 41% do sexo masculino. As faixas etárias com mais inscritos são 17 anos (27%), de 21 a 30 (20,3%) e 18 anos (16,6%).

Do total de candidatos, 53% já concluiu o ensino médio, 36% está cursando o último ano do nível, 12% está cursando o ensino médio mas não concluirá em 2019 e 0,3% não está nem cursando o ensino médio. Lembrando que as duas últimas situações enquadram os estudantes como “treineiros”, uma vez que o exame é válido apenas para quem já concluiu o nível médio ou está para concluir.

A primeira prova, de redação, linguagens e ciências humanas, foi realizada no dia 2 de novembro. O tema da redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Já no dia 10 foi a vez da prova de matemática e ciências da natureza.

As taxas de abstenção em nível nacional foram de 24,76% no primeiro dia e de 27,19% no segundo.

O que cai no Enem?

LINGUAGENS

  • Português – Semântica; funções de linguagem; gramática; interpretação e compreensão de texto; norma culta e coloquial; morfologia; sintaxe; linguística; e gêneros textuais.
  • Literatura – Movimentos literários (barroco, modernismo, naturalismo, dentre outros); figuras de linguagem; obras literárias (especialmente as obras brasileiras); poesias concretas; e literatura contemporânea.
  • Artes e educação física – Obras artísticas; renascimento; cubismo; artes marciais; surrealismo; música; grafite; esportes; movimentos culturais; e movimentos artísticos.

CIÊNCIAS HUMANAS

  • História geral – Revolução industrial; idade média e moderna; liberalismo; primeira guerra mundial; segunda guerra mundial; nazismo; facismo; e guerra fria.
  • História do Brasil – Brasil colônia; república; era Vargas; era populista; escravidão; e ditadura militar.
  • Geografia – Planos e blocos econômicos; geopolítica mundial; agricultura brasileira; contrastes sociais; desenvolvimento humano e social; migrações; e impactos no meio ambiente.
  • Filosofia / Sociologia – Iluminismo; consequências da globalização; existencialismo; contratualismo; marxismo; cultura de massa; relações de trabalho; movimentos sociais; e pensadores da Grécia antiga.

CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Física – Usinas e instalações residenciais; óptica; ondas; hidrostática; eletricidade; calorimetria; mecânica; e acústica.
  • Química – Estequiometria; unidades de concentração; pH e pOH; radioatividade; cadeias carbônicas; eletroquímica; soluções; e oxidação.
  • Biologia – Problemas ambientais; ecologia e sustentabilidade; imunização; problemas ambientais; evolução; ciclos do carbono, nitrogênio e água; genética e mutações; e citologia.

MATEMÁTICA

  • Operações com frações; análise combinatória; porcentagem; matemática básica; análise de gráficos; análise de tabelas; estatística básica; e progressões (PA e PG).

Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Qualquer pessoa pode fazer o Enem. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à educação superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante nessa etapa de ensino por participantes com mais de 18 anos no primeiro dia de aplicação do exame e que tenham concluído o ensino médio em ano anterior ao da edição do exame.

Os resultados das provas do Enem poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja também:

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Uma resposta em “Gabarito ENEM 2019: saiba quando sairão as respostas corretas das provas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *