Categorias
MOGI DAS CRUZES

Fogos de artifício com estouro estão proibidos em Mogi; saiba como denunciar



Costumeiramente utilizados em festas de fim de ano, como Natal e, sobretudo, Ano Novo, os fogos de artifício com estouros estão proibidos em Mogi das Cruzes desde o final do setembro, quando a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 55/17, que proíbe a queima de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos na cidade.



De autoria dos vereadores Fernanda Moreno (PV) e Caio Cunha (PV), a proposta legislativa, que alterou o artigo 1º da Lei nº 6.562 de 8 de julho de 2011, alega que o estampido provocado pelos rojões pode ter impacto prejudicial à saúde de animais e portadores de Transtorno do Espectro Autista. “Há um consenso médico que a exposição ao barulho dos fogos de artifício pode causar perda auditiva gradativa”, disse Fernanda.



A Lei Municipal nº 6.562/11 traz limites definidos baseados em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que tem como base a classificação de decibéis proposta a 75 decibéis durante o dia e 55 decibéis durante a noite, como padrão para conforto acústico. “O fato é que a lei isenta fogos de artifício, que podem atingir sons de 150 a 175 decibéis”, afirma a vereadora, completando que a alteração na lei é para conscientização do cidadão e reconhecendo que a fiscalização por parte da prefeitura nesse caso é de difícil efetivação.



Quem for flagrado desrespeitando a lei que proíbe o estouro de rojões na cidade pode pagar uma multa que, atualmente, equivale a R$ 2.611,05.



Denúncias sobre o uso de fogos de artifício com estouros em Mogi das Cruzes devem ser feitas pelo telefone 153, que funciona 24h para receber reclamações referentes à perturbação do sossego público.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

6 respostas em “Fogos de artifício com estouro estão proibidos em Mogi; saiba como denunciar”

a prefeitura não fiscaliza nem pertubasao de som alto vai fiscalizar é uma vergonha isso vem pra Jundiapeba prá vocês ver é igual como enchugar gelo

Com tantas coisas pra ser resolvidas na cidade só faltava essa , pois tô vendo por aqui que estão soltando ? fogos o meu pessoal tá soltando.

Esses Vereadores não estão nem aí para a população, só fazem leis que os favorecem, quero ver fazer uma lei para diminuir o número de vereadores no município, para economizar dinheiro público,ou alguma lei reduzindo salários e benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *