Os responsáveis por sepulturas nos cemitérios municipais de Mogi das Cruzes deverão ficar atentos aos prazos de conservação das estruturas para o Dia de Finados. Os serviços de construção e reforma podem ser feitos até esta quarta-feira (20), enquanto os trabalhos de pintura são permitidos até sexta (22). Já a limpeza das sepulturas pode ser feita diariamente até o dia 30 de outubro, com exceção dos domingos.
De acordo com a Prefeitura de Mogi, o estabelecimento de prazos para a realização dos serviços busca evitar transtornos, dado o aumento de visitantes que costumam circular pelos cemitérios neste período que antecede o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. Estes serviços poderão ser retomados a partir do dia 3.
Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos cemitérios São Salvador, da Saudade e de Sabaúna, ao longo de todo o feriado, segundo a administração municipal, que reforça a importância de manter todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 durante as visitações.
Para facilitar a visita aos cemitérios, é possível encontrar a localização exata das sepulturas acessando o site da Prefeitura. O acesso é rápido, basta digitar o nome completo de quem deseja e o sistema oferece o local exato em que a pessoa está sepultada. A consulta também poderá ser feita durante o feriado na administração dos cemitérios.
O cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, é o maior da cidade e conta com cerca de 9,8 mil sepulturas. Já no cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, conta com 9 mil jazigos, entre perpétuos e provisórios. O cemitério de Sabaúna conta com 400 sepulturas.