Categorias
BRASIL

FGTS: saiba como antecipar cinco parcelas do saque aniversário em 2022



A Caixa Econômica Federal atualizou recentemente seu serviço de antecipação do saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), tornando possível antecipar o saque aniversário em até cinco parcelas. Até então, os cidadãos estavam autorizados a solicitar a antecipação de até três saques.



Segundo o banco, a antecipação do saque do FGTS já beneficiou mais de 2,3 milhões de trabalhadores, sendo que 1,3 milhão estavam negativados. A estimativa do governo federal é que R$ 15 bilhões sejam injetados na economia no Brasil.



Para solicitar a antecipação o trabalhador deve aderir à modalidade do saque aniversário do FGTS, que concede uma parcela anual da parte do salário disponível nas contas do fundo, no mês de aniversário do trabalhador.



Vale lembrar que quem adere ao saque aniversário perde o direito de sacar o saldo total de sua conta do FGTS ao ser demitido, ainda que sem justa causa. Desta forma, caso seja dispensado, só recebe a multa de 40% em cima do valor depositado pelo empregador.



Será necessário que o trabalhador habilite que a Caixa ganhe a parcela da modalidade quando for liberada nos anos posteriores, pois funciona como um empréstimo, adiantando até cinco parcelas. O processo da antecipação acontece de forma online por meio do aplicativo da instituição financeira. Não existe a consulta ao SPC e Serasa, desde que o cliente possua saldo nas contas do FGTS.

A adesão ao saque aniversário do FGTS precisa ser realizada através do aplicativo FGTS, no site da Caixa, no Internet Banking CAIXA ou nas agências. Para contratar a antecipação do saque do FGTS, o trabalhador precisa acessar o Internet Banking da Caixa e clicar na opção Crédito; em seguida, tocar na opção Antecipação do Saque-aniversário gerando um pré-contrato.

O valor do saldo usado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS como garantia da operação e a taxa de juros sobre essa modalidade é a mais baixa para os empréstimos que se destinam a pessoas físicas, de 1,49% ao mês.

Veja também:

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: