O Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na tarde desta quinta-feira (18), uma versão inicial do protocolo sanitário para a retomada das aulas em Mogi das Cruzes.
De acordo com a administração municipal, as escolas terão até a próxima terça-feira (22) para fazer suas contribuições ao documento, que prevê medidas para os segmentos da educação infantil, ensino fundamental, EJA, ensino médio e ensino superior.
Nesta sexta (18), o governador João Doria anunciou as datas de liberação do retorno escalonado das aulas presenciais na rede estadual, suspensas desde o dia 16 de março devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Segundo ele, a retomada opcional das aulas poderá ser feita a partir do dia 7 de outubro para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual e partir de 3 de novembro para alunos do Ensino Fundamental.
O documento com o protocolo sanitário para a retomada das aulas em Mogi das Cruzes foi apresentado pelo Departamento de Vigilância em Saúde e, segundo a Prefeitura, foi organizado de acordo com os decretos estaduais, a Resolução Estadual 61/2020 da Secretaria de Estado da Educação e o guia sobre a retomada das aulas feito pela OMS (Organização Mundial de Saúde), Unesco e Unicef. A meta é validar o protocolo também junto aos conselhos e comunidade escolar. O protocolo será enviado ao Ministério Público (MP-SP).
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Entre os principais pontos do protocolo estão a questão do distanciamento social, higienização, posicionamento das carteiras e cadeiras, ventilação natural, monitoramento das ausências de alunos e notificações de casos.
O Comitê Gestor de Retomada de Mogi ressaltou, ainda, que é necessário o cumprimento das ações e a manutenção dos indicadores de saúde para um possível retorno das aulas no dia 7 de outubro.
Na próxima semana, será feito um estudo do comportamento do novo coronavírus na cidade com alunos de zero a 14 anos da rede municipal. As escolas também deverão avaliar a quantidade de alunos com dificuldade de aprendizagem.