Governo de SP libera volta das aulas presenciais ainda em 2020; veja as datas

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (18), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, as datas de liberação do retorno escalonado das aulas presenciais na rede estadual, suspensas desde o dia 16 de março devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Doria, a retomada opcional das aulas poderá ser feita a partir do dia 7 de outubro para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual e partir de 3 de novembro para alunos do Ensino Fundamental.

O Governo de SP afirmou que decidiu iniciar o retorno pelos alunos matriculados no ensino médio, EJA e nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) porque são os ciclos de ensino que podem ser mais afetados pela evasão escolar, prejudicando os estudantes mais vulneráveis.

Vale ressaltar que a volta às aulas está condicionada à autorização dos prefeitos de cada um dos 645 municípios paulistas. As prefeituras são autônomas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual. Os municípios podem adotar calendários mais restritivos, de acordo com dados epidemiológicos locais.

Ainda segundo o governo estadual, a reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

As atividades opcionais de acolhimento e recuperação, autorizadas desde o dia 8 de setembro pelo Governo de São Paulo, podem ter continuidade desde que também autorizadas pelas prefeituras.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais