Categorias
MOGI DAS CRUZES

Equipes da Prefeitura de Mogi trabalham para amenizar danos causados pela chuva



A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, nesta sexta-feira (14), equipes estão dando continuidade aos trabalhos de rescaldo da forte chuva que atingiu a cidade na tarde de ontem. Foram registrados 57,8 milímetros de chuva em menos de uma hora.



Segundo a administração municipal, os serviços tiveram início assim que a chuva perdeu intensidade e, ao todo, foram cerca de 70 toneladas de lixo e material proveniente de descarte irregular retiradas de vias e espaços públicos da cidade.



Ontem, as equipes trabalharam de forma mais concentrada em locais como a Vila Natal, Centro, Braz Cubas e Vila Oliveira. Também foram mapeados outros pontos que estão sendo atendidos nesta sexta-feira, como Ponte GrandeJundiapeba e Mogi Moderno.



Os serviços consistem na remoção de detritos que são arrastados pelas águas da chuva e acabam acumulados em pontos de baixada. São materiais como lixo, pedra, ferro, materiais eletrônicos, madeira, restos de entulho, roupas, sacarias de coleta domiciliar, terra e barro.



Os trabalhos de rescaldo fazem parte da Operação Verão, realizada entre os meses de dezembro e março. A ação é coordenada pela Defesa Civil e tem a participação de toda a estrutura da administração municipal, além de órgãos estaduais e empresas concessionárias.

Descarte

A Prefeitura de Mogi reforça o pedido de conscientização aos munícipes, para que façam o descarte da maneira adequada. A orientação da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana é para que não sejam descartados em vias e espaços impróprios materiais como garrafas de plásticos, isopor e madeira, que são facilmente arrastados pela enxurrada e obstruem o sistema de drenagem. Outra orientação é não jogar entulho nos terrenos e margens de córregos.

A administração municipal disponibiliza três Ecopontos (Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) para que os moradores possam descartar material inservível, sem comprometer o meio ambiente e sem causar obstrução nos córregos e, consequentemente, inundações.

Além disso, em todos os sábados é realizada a Operação Cata-Tranqueira, que percorre diferentes bairros, coletando e dando a destinação correta para móveis antigos e materiais sem serventia. A programação fica sempre disponível para consulta pública, no site da Prefeitura.

Ao flagrar alguém descartando material de forma irregular, o cidadão também pode e deve registrar denúncia, pelo telefone 153.

Confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: