Categorias
MOGI DAS CRUZES

Ecopontos de Mogi das Cruzes voltam a receber todos os tipos de materiais



Com a retomada do recolhimento de madeira nos ecopontos de Jundiapeba e do Parque Olímpico, ocorrida na quinta-feira (2), os equipamentos voltam a receber todos os tipos de materiais para os quais foram projetados, inclusive vidro e eletroeletrônicos, novidade incorporada recentemente.



A Prefeitura de Mogi das Cruzes afirmou que, juntos, os três ecopontos da cidade – Parque Olímpico, Jundiapeba e Jardim Armênia – recebem, mensalmente, cerca de 400 toneladas de resíduos de construção civil e demolição (entulho), poda de árvores, pneus, móveis velhos, colchões, pilhas, baterias, resíduos metálicos, óleo de cozinha usado, plásticos etc.



Duas novidades foram incorporadas ao cotidiano dos ecopontos este ano. A primeira foi a implementação de um sistema diferenciado de coleta seletiva de vidros nas três unidades, sendo que, em cada uma, foram instaladas duas caçambas: uma para garrafas e outra para vidros planos, espelhos e vidros laminados (de veículos). Segundo a Prefeitura, uma empresa fica responsável pela colocação e retirada das caçambas e dá destinação final e reciclagem adequada para cada resíduo, sem custos para o município. “A reciclagem do vidro poupa recursos naturais como a areia, que é extraída das várzeas e leitos dos rios, e deixa de produzir mais lixo nos aterros”, afirmou a administração municipal.



A segunda novidade foi o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A iniciativa marcou o início da ampliação da política de logística reversa na cidade, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE). Os equipamentos que podem ser descartados são aparelhos de ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, entre outros.



Desde 16 de maio, os três ecopontos tiveram seu horário de funcionamento ampliado em duas horas. O atendimento agora é das 6h30 às 18h30, e não mais das 8h às 18h, como acontecia até então. O objetivo, segundo a Prefeitura, é aumentar a possibilidade de descarte de materiais recicláveis e, consequentemente, a coleta seletiva na cidade.

Os ecopontos abrem de domingo a domingo, incluindo feriados.

Endereços dos ecopontos

  • Ecoponto Jardim Armênia: rua Júlio Perotti, 56
  • Ecoponto Parque Olímpico: avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº (esquina com a rua Archimedes Carlos Munford)
  • Ecoponto Jundiapeba: rua Manoel Fernandes, 44 (esquina com a avenida João de Souza Franco)
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP