Nesta terça-feira (27), o Ministério da Cidadania publicou, no Diário Oficial da União, a portaria que prevê a liberação da contratação do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil.
A portaria estabeleceu o teto de juros, que tem um limite de 3,5% ao mês e, dependendo da negociação da instituição financeira com o tomador do crédito, essa porcentagem de juros ainda pode ser menor.
O objetivo do empréstimo consignado, segundo o governo federal, é permitir que famílias do Auxílio Brasil, hoje sem acesso a crédito, muitas delas endividadas e pagando juros altos, possam reorganizar-se financeiramente, empreender e buscar autonomia. Entretanto, é preciso ficar atento às taxas de juros que serão cobradas, para não acabar se endividando.
Como em todo crédito consignado, a parcela do empréstimo do Auxílio Brasil será descontada diretamente do benefício.
O valor do consignado está limitado a 40% do repasse permanente de R$ 400 do Auxílio Brasil e o beneficiário poderá descontar até R$ 160 mensais em seu benefício, em um prazo máximo de 24 meses.
Para evitar que as pessoas se sintam lesadas, ao contratar o produto, os beneficiários terão de responder a um questionário que medirá os conhecimentos sobre o tema e a capacidade de administrar o empréstimo.
Riscos do Empréstimo do Auxílio Brasil
Segundo alguns especialistas, a contratação do empréstimo do Auxílio Brasil pode apresentar alguns riscos para o público de renda mais baixa. As famílias precisam ficar atentas às ofertas de crédito pelas instituições financeiras e ter noção de educação financeira, contratando o crédito de forma racional.
É importante ressaltar que as famílias utilizam o Auxílio Brasil para garantir as necessidades básicas, e por ser descontado diretamente do benefício, automaticamente, as famílias que já se encontram em situação de pobreza terão uma renda ainda menor.
Como solicitar o empréstimo do Auxílio Brasil?
A linha de crédito consignado do Auxílio Brasil poderá ser solicitada por meio de qualquer banco ou instituição financeira que esteja trabalhando com o empréstimo – e não somente pela Caixa Econômica Federal.
Em uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, disse que o governo federal já tem quase 17 instituições financeiras homologadas e aptas à concessão do empréstimo do Auxílio Brasil.
Últimas notícias do empréstimo do Auxílio Brasil
- Empréstimo do Auxílio Brasil: veja quanto você poderá pegar no consignado
- Empréstimo Auxílio Brasil: saiba o que atrasou a liberação do crédito consignado
- Empréstimo Auxílio Brasil: consignado deve ser liberado após 1º turno das Eleições
- Empréstimo do Auxílio Brasil: veja quem poderá solicitar o crédito consignado
- Veja como vai funcionar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
- Negativados poderão solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil
*com informações da Agência Brasil
Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram