Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Mogi das Cruzes encerrou os testes para melhoria do fluxo do trânsito na avenida João XXIII, entre o distrito de Cezar de Souza e o Jardim Armênia. De acordo com a pasta, a operação manual do semáforo do cruzamento com a rua Júlio Perotti gerou resultado mais positivo que a implantação de faixa reversível durante o horário de pico da manhã.
Com a operação manual do semáforo foi possível diminuir o tempo do percurso entre a rotatória existente no encontro da avenida João XXIII com a avenida Presidente Castello Branco até o cruzamento com a rua Júlio Perotti, informou a secretaria, acrescentando que o trajeto, que até então era feito entre 20 e 30 minutos, agora pode ser feito em cerca de 6 minutos.
Para a realização da medida, um técnico é deslocado para o local e faz a operação manual do semáforo no período entre as 7h e as 9h, observando o fluxo de veículos de ambas as vias.
“A ligação entre a região leste e os bairros próximos ao Centro da cidade tem períodos críticos durante a manhã, quando as pessoas estão indo para o trabalho ou estudar. Na avenida João XXIII, os testes mostraram que a operação do semáforo trouxe um ganho de tempo significativo para os motoristas e para o transporte coletivo, aliada a outras ações realizadas de forma concomitante”, disse a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
A secretária afirmou ainda que, para alcançar o resultado positivo, outras ações também foram desenvolvidas, como a reprogramação do semáforo da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães com a avenida Santa Rita e a implantação da faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no trecho entre a rua Júlio Perotti e a avenida Santa Rita, também durante o horário de pico da manhã. De acordo com a pasta de mobilidade, a estrutura atende os veículos leves que chegam à cidade pela via e tem impacto no volume de veículos que circula pela avenida João XXIII, uma vez que tira parte do fluxo que utilizava a via e que passou a trafegar pela avenida Santa Rita.