A região do Alto Tietê registrou, em apenas um mês e meio, o dobro de casos confirmados de dengue contabilizados ao longo de todo o ano passado. Os dados foram divulgados pelo Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) nesta quarta-feira (14).
De acordo com as estatísticas, as dez cidades do Alto Tietê registraram 528 casos de dengue em 2023. Já este ano, até metade de janeiro, foram confirmados 1.058 casos da doença na região.
A cidade do Alto Tietê com mais casos confirmados, até o momento, é Suzano, com 485 casos. Por este motivo, na quarta-feira, a Prefeitura decretou Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico, com o objetivo de adotar todas as medidas necessárias para contenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Depois de Suzano, aparecem na lista, com mais casos, as cidades de Mogi das Cruzes (127 casos), Itaquaquecetuba (121), Ferraz de Vasconcelos (73), Santa Isabel (70), Guararema (68), Poá (62), Arujá (27) e Biritiba Mirim (25). Em Salesópolis não foi registrado nenhum caso de dengue até o momento.
Confira a seguir o comparativo entre o ano passado e este dos casos de dengue registrados em todo o Alto Tietê:
Cidade Casos confirmados em 2023 Casos confirmados em 2024 (até fev) Arujá 94 27 Biritiba Mirim 9 25 Ferraz de Vasconcelos 55 73 Guararema 30 68 Itaquaquecetuba 64 121 Mogi das Cruzes 64 127 Poá 20 62 Salesópolis 0 0 Santa Isabel 23 70 Suzano 169 485 Total 528 1.058
Vacinação contra a dengue
De acordo com o Condemat+, a liberação das primeiras doses da vacina contra a dengue está prevista para a próxima segunda-feira (19). A região do Alto Tietê receberá 45.146 doses do imunizante – veja distribuição por municípios.
De acordo com a Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacina será aplicada em duas doses, sendo que a recomendação é iniciar a imunização pelo público-alvo com idade entre 10 e 11 anos.
Nesta sexta-feira (16), o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Condemat+ promove uma reunião com as prefeituras para alinhar as estratégias que serão utilizadas a partir das diretrizes do Ministério da Saúde.
“A reunião agendada com o GVE é mais que um encontro de orientação, ela servirá para alinhar as estratégias que os municípios utilizarão a partir da Nota Técnica do Ministério da Saúde. A expectativa é que a partir de segunda-feira as vacinas já estejam disponíveis para os municípios retirarem”, disse a coordenadora da Câmara Técnica (CT) de Saúde do Condemat+, Adriana Martins, secretária de Saúde de Guararema.
“A vacina se soma a todos os esforços contra a dengue, porém ela não terá uma resposta imediata, já que depende de uma resposta imunológica de defesa ao fim da aplicação das doses. Por isso, é importante que mesmo com as crianças vacinadas todos os cuidados de combate e prevenção sejam mantidos, como evitar deixar água parada em recipientes nos quintais”, reforçou a coordenadora da CT de Saúde.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.