Categorias
ALTO TIETÊ

Alto Tietê receberá 45 mil doses da vacina contra a dengue; veja distribuição por cidades



O Ministério da Saúde anunciou que as primeiras doses da vacina contra a dengue foram enviadas ao Estado de São Paulo a partir desta sexta-feira (9) para atender aos municípios contemplados.



As informações foram divulgadas pelo Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), que afirmou, ainda, que até o momento não há informação sobre a data em que os imunizantes estarão disponíveis para as administrações municipais e como será feita a distribuição das doses.



Somente no Alto Tietê serão distribuídas 45.146 doses entre as dez cidades que compõem a região: Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Arujá, Biritiba Mirim, Santa Isabel, Salesópolis e Guararema.



Assim como no início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o número de doses disponibilizada é menor que o necessário para imunizar as crianças da faixa etária preconizada, por isto, os municípios estão avaliando estratégias de atendimento.



De acordo com a Nota Técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, a vacina será aplicada em duas doses, sendo que a recomendação é iniciar a imunização pelo público-alvo com idade entre 10 e 11 anos. A pasta divulgou, ainda, que a segunda dose será enviada aos municípios posteriormente considerando o intervalo recomendado de três meses entre as aplicações.

Ainda segundo o Condemat+, o Ministério da Saúde esclareceu que a definição das cidades atendidas levou em consideração “municípios de grande porte (com população igual ou superior a 100 mil habitantes) que apresentam alta incidência de dengue no país. Isso inclui os demais municípios abrangidos por suas regiões de saúde, independentemente do tamanho populacional”. A pasta priorizou as áreas com predominância do sorotipo DENV-2 – recentemente emergente – e maior número de casos no período de monitoramento de 2023 a 2024.  

Embora exista o imunizante contra a dengue, o Ministério da Saúde reforçou em sua Nota Técnica que o controle do Aedes aegypti, seja pelas ações de combate ou prevenção, ainda é o principal método para evitar e controlar a dengue e outras doenças, como Zika e Chikungunya.

Distribuição de doses no Alto Tietê

Municípios Doses 
Arujá2.343
Biritiba Mirim 821
Ferraz de Vasconcelos 4.994
Guararema800
Itaquaquecetuba10.960
Mogi das Cruzes12.143
Poá2.834
Salesópolis419
Santa Isabel1.423
Suzano 8.409
Total45.146

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: