Categorias
MOGI DAS CRUZES

Em Mogi, 22% das pessoas não comparece a consultas marcadas na rede pública



Enquanto centenas de pessoas aguardam para serem atendidas na rede pública em Mogi das Cruzes, muitas outras acabam desperdiçando suas oportunidades. Isto porque, segundo a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado 22% dos pacientes não compareceram às consultas marcadas.



A proporção de pessoas que não comparecem a exames é ainda maior. De acordo com a pasta, neste caso, a taxa de absenteísmo foi de 29% em 2019.



A secretária de saúde, Rosângela Cunha, lamentou a ausência de pacientes nas consultas, principalmente para atendimento odontológico. “Um quarto das pessoas que marcaram dentista não apareceram”, disse ela em evento realizado na manhã da última terça-feira (18) no auditório da Câmara de Mogi das Cruzes para prestação de contas da Saúde.



“Às vezes nós ouvimos muitas reclamações, sendo de que a cada cem pessoas vinte não estão comparecendo. Isso é um absurdo. Essas pessoas tomaram vagas de quem estava precisando”, complementou o vereador Protássio Nogueira (PSD).



Foto: Câmara de Mogi das Cruzes

Prestação de contas

De acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado foram ofertadas 472.965 consultas, sendo 163.167 de médico clínico, 123.938 de médico ginecologista e obstetra, 107.193 de médico pediatra e 78.667 de dentista. Quanto aos exames foram ofertados 1,1 milhão em 2019. Também foram feitos 733.963 atendimentos referentes à urgência e emergência em 2019, divididos na especialidade de pediatria e clínica médica.

Atualmente, há em Mogi das Cruzes 22 Unidades Básicas de Saúde, vinte Unidades Especiais, cinco Unidades de Saúde Mental e um Hospital Municipal em funcionamento, além de sete Unidades de Pronto Atendimento.

Segundo as informações apresentadas, em 2019 o município aplicou R$ 299,3 milhões em Saúde, o que representa 21,35% dos recursos municipais, ou seja, índice maior do que a exigência constitucional de 15%.

Entre as obras na área da saúde que foram realizadas em Mogi das Cruzes no ano passado está o início da construção da Maternidade Municipal, a construção da UPA Jundiapeba, a ampliação da Unidade de Saúde Jardim Piatã e a construção da Única Fisio, Pró-Hiper e Clínica do Homem.

“Conseguimos chegar a um nível de excelência em equipamentos e uma rede de atenção à Saúde Pública. Referência para toda a nossa região do Alto Tiete e para o Brasil. E quando atinge esse nível é difícil manter e continuar avançando”, disse o vereador Mauro Araújo (MDB).

A audiência, que foi comandada pelo vereador Protássio Nogueira, atende ao disposto na Lei Orgânica Municipal, que determina que a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Saúde, preste contas à Câmara a respeito das verbas destinadas à pasta. Além de Mauro Araújo, também esteve presente na Mesa que dirigiu os trabalhos o vereador Edson Santos (PSD).

Foto: Câmara de Mogi das Cruzes
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

2 respostas em “Em Mogi, 22% das pessoas não comparece a consultas marcadas na rede pública”

A demora para marcar a consulta e a data distante contribue para essa ausência tão alta, a burocracia e o processo também ultrapassado para vc chegar a um médico especialista através dos postos de Saúde, também desgasta o paciente, as vezes os sintomas até desaparecem por conta desse tempo que leva para uma consulta acontecer

Não comparecem, é um desrespeito com quem precisa passar num medico ou fazer um exame. Assim como é um desrespeito os medicos desmarcarem suas consultas no dia marcado ou na hora que estamos esperando a consulta e não ter nenhum medico pra repor, remarcando numa data muito distante. Isso acontece sempre com os pediatras dos meus filhos, sem contar com os relatos da minha familia. É lamentável esse sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *