Categorias
CULTURA

Documentário sobre Rodrigo e Lucio Bittencourt terá pré-lançamento em Mogi na próxima sexta



Na próxima sexta-feira (15), o Centro Cultural de Mogi das Cruzes receberá o pré-lançamento do documentário dos artistas mogianos Rodrigo e Lucio Bittencourt. Gratuito, o evento aberto ao público acontecerá a partir das 19h30, no auditório Wilma Ramos.



O média-metragem, dirigido por Robson Regato e Lailson Santos, com imagens de Wallace Inácio, mostra a rotina de trabalho de pai e filho, desde o garimpo no ferro-velho até a criação das peças. ‘A arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt’ celebra a arte da escultura em sucata, uma expressão artística única que transforma materiais descartados em obras de arte esteticamente ricas e culturalmente significativas.



“A narrativa do filme foi feita dentro da rotina dos artistas. Queríamos fazer uma coisa abstrata, mas que estivesse dentro da realidade deles, e isso é um atributo meu e do Lailson. Nossa ideia era mostrar a arte dos dois e todo o processo que a envolve e não fazer uma biografia em si. Então, investimos na riqueza das imagens, captadas em sua maior parte dentro do ateliê dos artistas, e buscamos uma linguagem dentro da própria arte”, disse o diretor e roteirista, Robson Regato.



Lailson Santos explica que o documentário oferece uma perspectiva íntima sobre o processo criativo dos artistas e se destaca por sua rica fotografia, que captura com maestria a essência e a beleza das esculturas em sucata. “Cada cena é um testemunho da habilidade deles, iluminada por uma fotografia que eleva a arte a um novo patamar de apreciação visual. Como diretor de fotografia, minha abordagem foi capturar não apenas a beleza estética das esculturas, mas também a essência emocional e a paixão que os impulsionam. O objetivo principal deste documentário é destacar a habilidade extraordinária dos Bittencourt em dar nova vida a materiais considerados inúteis, criando esculturas que não apenas desafiam nossas percepções do que é possível na arte, mas também promovem uma reflexão sobre o impacto ambiental e a importância da reciclagem”, disse.



O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e contemplado pelo ProAC Direto/37 (Programa de Ação Cultural), com produção de Roberta Regato.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6988.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)