Nesta quinta-feira (9) é comemorado o aniversário de 60 anos da Diocese de Mogi das Cruzes. Para celebrar a data, será realizada uma missa, às 19h, na Catedral Sant’Ana, localizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, no centro da cidade.
A missa, que será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, também contará com orações pelo 7º dia do S.E.R. Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, bispo emérito de Mogi das Cruzes, que faleceu no dia 1 de junho.
Sobre a Diocese de Mogi das Cruzes
A Diocese de Mogi das Cruzes foi criada pela Bula “Quo Christiana” do então Papa São João XXIII, em 09 de junho de 1962, e instalada aos 30 de dezembro de 1962. No dia 11 de agosto de 1962, às 12h, a Rádio Nove de Julho anunciou que o Santo Padre João XXIII havia criado a Diocese de Mogi das Cruzes, no Brasil, e nomeado seu primeiro Bispo, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Paulo Rolim Loureiro, o qual governou a Diocese até o falecimento, aos 2 de agosto de 1975.
Como segundo Bispo Diocesano foi eleito, aos 5 de maio de 1976, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Emilio Pignoli, que tomou posse aos 4 de julho de 1976 e governou a Diocese até ser transferido para a recém-criada Diocese de Campo Limpo, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo, Diocese da qual tomou posse aos 09 de junho de 1989.
Como terceiro Bispo Diocesano, foi eleito, a 07 de dezembro de 1989, o Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Paulo Mascarenhas Roxo, OPRAEM (Antonino Mascarenhas Roxo) que tomou posse a 11 de fevereiro de 1990. Governou a Diocese até que, tendo completado a idade de 75 anos, apresentou a renúncia à norma do C.D.C., renúncia aceita por Sua Santidade o Papa João Paulo II, em 04 de agosto de 2004.
No dia 4 de agosto de 2004, festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos Párocos, e em coincidência com o 42º aniversário da nomeação do primeiro Bispo Diocesano, Dom Paulo Rolim Loureiro, foi publicada a nomeação de Dom Airton José dos Santos como sucessor de Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem. O Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Airton José dos Santos, até então Bispo Auxiliar da Diocese de Santo André, tornou-se o quarto bispo diocesano de Mogi das Cruzes, tomando posse a 26 de setembro desse mesmo ano, e deu continuidade as atividades do calendário da Diocese.
No dia 15 de fevereiro de 2012, o papa Bento XVI nomeou Dom Airton José dos Santos como novo Arcebispo de Campinas-SP, transferindo-o da Diocese de Mogi das Cruzes, ficando como Administrador Diocesano até sua posse na Arquidiocese de Campinas, em 15 de abril de 2012.
No dia 19 de setembro de 2012, foi publicada a nomeação de Dom Pedro Luiz Stringhini como quinto Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes. Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Pedro Luiz Stringhini, até então Bispo Diocesano de Franca, tomando posse a 24 de novembro desse mesmo ano. Até hoje, Dom Pedro Luiz Stringhini dá continuidade às atividades do calendário da Diocese.
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região