MOGI DAS CRUZES

Cultura de Mogi abre agendamento para a edição de junho do Escambinho Literário

A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes abriu agendamento para a edição deste mês do projeto Escambinho Literário. A ação faz parte da Feira do Escambo Literário, porém é voltada para o público infantil. Através dela, os participantes têm a oportunidade de trocar um livro já lido por um outro ainda desconhecido. 

O Escambinho Literário acontece no pátio da Pinacoteca de Mogi das Cruzes, toda última sexta-feira do mês para grupos escolares. Segundo a secretaria, a partir de junho, ele passará a ser realizado também todo último sábado do mês, para o público em geral. Além das trocas de livros, são oferecidas no espaço contação e mediação de histórias, às 9h30 e 14h nas sextas-feiras e às 10h nos sábados.

De acordo com a administração municipal, o projeto é desenvolvido pela divisão do Educativo da Secretaria de Cultura e busca democratizar o acesso à cultura e aos bens culturais do município, ampliar o repertório cultural das pessoas, e garantir difusão e circulação do conhecimento nas mais diversas expressões. As crianças são convidadas a levar um livro de sua casa e trocá-lo por outro.

“Os benefícios da leitura na infância podem ir além da ampliação do vocabulário e do desenvolvimento da linguagem oral. A leitura também ajuda a exercitar a atenção, além de auxiliar a entender e lidar melhor com suas emoções,” disse a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que estão disponíveis para troca mais de 150 livros de diversas editoras, como Companhia das Letrinhas, Brinque-Book, Pulo do Gato, entre outras. Alguns exemplares são em braile e todos foram selecionados para o público infantil. Não são aceitos para troca livros didáticos e dicionários. O horário de atendimento do Escambinho Literário é das 9h às 15h.

Além do projeto em si, quem participa do Escambinho Literário tem a oportunidade de visitar e conhecer a Pinacoteca de Mogi das Cruzes. O espaço cultural é dedicado a expor obras de artes visuais assinadas por artistas mogianos e convidados. Erguido em 1860, o prédio fica na rua Coronel Souza Franco, 993, no centro de Mogi das Cruzes.

Agendamentos para grupos escolares podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h45, pelo telefone 4798-6901 ou a qualquer momento pelo email: luciamartins.cultura@mogidascruzes.sp.gov.br.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Essa notícia foi atualizada em 2 de junho de 2022 12:00

Compartilhar
Grazielly Maciel

Estagiária em jornalismo (sob supervisão do editor)