Categorias
MOGI DAS CRUZES

Pró-Mulher será transferido para a nova Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes



O Pró-Mulher, unidade de saúde de Mogi das Cruzes com atendimento exclusivo a mulheres, está sendo transferido para o prédio da nova Maternidade Municipal. A informação foi anunciada pelo secretário municipal de saúde, Zeno Morrone, na manhã desta quarta-feira (1), em entrevista à jornalista Marilei Schiavi, no programa Radar Noticioso, da Rádio Metropolitana.



“Nós estamos adequando o Pró-Mulher no térreo da Maternidade, que é um prédio próprio da Prefeitura”, disse o secretário, acrescentando que a intenção foi colocar o equipamento dentro do complexo hospitalar que vem sendo criado em Braz Cubas. “Nós temos ali o Hospital Municipal, o UnicaFisio e a futura Maternidade. Então acho que seria um local bom para a gente colocar o Pró-Mulher”, explicou.



O Pró-Mulher presta atendimento médico e de enfermagem nas áreas de ginecologia e obstetrícia, inclusive pré-natal, além de realizar exames de ultrassonografia, mamografia, colposcopia, papanicolaou, coleta de material para análises clínicas e orientação para o planejamento familiar.



Segundo Zeno Morrone, no novo endereço, a unidade de saúde terá novidades e será incrementada com mais serviços, além de manter os que já eram realizados. “Vamos ter algumas coisas diferentes. Primeiro, o pessoal que vai atender serão só mulheres. Alguns médicos nós não temos como substituir. Mas todas as pessoas que fizerem o atendimento, na maioria delas, serão mulheres”, disse ele. “Nós vamos ter planejamento familiar. Dentro desse planejamento familiar, já estruturado, colocação de DIU, laqueadura e vasectomia. As pessoas passarão com assistentes sociais, psicólogos, e essas pessoas serão indicadas para ser feito ou o DIU, ou a laqueadura ou a vasectomia”, afirmou.



“Teremos também práticas integrativas, massagem, meditação, auriculoterapia, rodas de conversa e até empoderamento feminino”, acrescentou o secretário durante a entrevista no programa Radar Noticioso.

O secretário disse também que o atendimento com o ultrassom obstétrico será descentralizado, de forma que um equipamento ficará na Maternidade Municipal e o outro na UBS da Vila Suissa, em Cezar de Souza.

Ainda de acordo com Zeno Morrone, o Pró-Mulher começará a funcionar na Maternidade Municipal já a partir do próximo dia 9 de junho, quando as agendas serão retomadas.

Com relação à inauguração da Maternidade, inicialmente prevista para abril, o secretário explicou que ainda falta cumprir alguns procedimentos. “A Maternidade está sendo feito um estudo, que nós chamamos de Termo de Referência, de tudo aquilo que nós necessitamos dentro do hospital para o seu funcionamento. Isso não é fácil, é bastante demorado e trabalhoso. Isso está sendo discutido com o prefeito, com todo o pessoal técnico da secretária, para aí se fazer o chamamento para o funcionamento da Maternidade”, disse ele.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: