Categorias
CULTURA

Cultura de Itaquaquecetuba divulga cronograma especial no mês da Consciência Negra



A Prefeitura de Itaquaquecetuba, através da Secretaria Municipal de Cultura, promoverá uma programação especial em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.



As ações, que vão acontecer entre os dias 16 e 30, contarão com exposição de personalidades negras, palestra sobre racismo estrutural, concurso de beleza negra, entre outras atrações.



Iniciando a programação, na próxima quarta-feira (16), às 9h, terá uma palestra sobre Sísifo e o racismo estrutural na Secretaria de Cultura, com o objetivo de reunir vice-diretores e diretores de unidades de ensino para repassar a importância da cultura africana e afro-brasileira na educação.



Às 10h, acontece o Clube do Livro com discussão da obra ‘O Pequeno Príncipe Negro’, de Rodrigo França. No mesmo dia, às 19h30, haverá uma palestra sobre racismo estrutural com foco na discriminação e bullying nas escolas, na Univeritas.



A exposição itinerante sobre personalidades negras que fizeram história no município ficará disponível na Secretaria de Cultura, Câmara Municipal e no Paço Municipal, entre os dia 16 e 25. No dia 17, às 14h, a Câmara Municipal receberá uma cerimônia em homenagem a essas personalidades, como ao Mestre Quim, tradicional capoeirista da cidade, que faleceu no último dia 27.

Também no dia 17, às 19h30, no auditório da Univeritas acontecerá um debate sobre vocabulário racista e formas de desconstruir palavras e frases que possuem origem discriminatória.

No dia 18, ás 9h, o auditório da Semecti recebe uma palestra sobre o trabalho dos educadores antirracistas. A proposta é reforçar junto aos educadores a importância da cultura africana. Na mesma data, também acontecerá a final do concurso Miss Beleza Negra na Secretaria de Cultura, às 19h30.

Já no dia 19, terá apresentação da Liga das Escolas de Samba e do rapper Teddy Tee, das 14h às 20h na praça Padre João Álvares. No dia 20, a avenida João Fernandes da Silva, na Vila Virgínia, receberá mais uma edição da Avenida Cultural, das 10h às 17h, serão realizadas uma série de manifestações culturais e artísticas afrodescendentes. Finalizando a programação no dia 30, às 15h acontece o sarau Ancestralidade na Secretaria de Cultura.

“O mês da Consciência Negra envolve a necessidade de pautarmos assuntos pertinentes para a sociedade. Vai ser uma cerimônia carregada de emoção, respeito e valorização à nossa história. Relembrar a importância de nomes como o Mestre Quim é uma grande honra”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: