Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: Mogi das Cruzes completa um ano de vacinação com 818 mil doses aplicadas



Completou, nesta quinta-feira, um ano desde que a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi aplicada em Mogi das Cruzes, no dia 20 de janeiro de 2021. De lá para cá, foram aplicadas 818.532 doses do imunizante na cidade, segundo dados da administração municipal.



O primeiro a receber a dose foi o enfermeiro Davi Chaves de Oliveira, funcionário do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus. Além de trabalhador da saúde, ele também foi escolhido para ser vacinado primeiro pelo fato de ser portador de doença respiratória crônica, diabetes e hipertensão.



Os dados disponibilizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes apontam que, até o momento, foram aplicadas 351.482 primeiras doses, 331.719 segundas doses, 125.138 terceiras doses e 10.193 doses únicas.



Ainda segundo as estatísticas, 53,2% dos vacinados no município são mulheres, 45,6% são homens e 1,2% não informaram. A faixa etária com mais imunizados é a de 30 a 39 anos (146.336 doses aplicadas), seguida por 20 a 29 anos (140.088) e 40 a 49 anos (135.425).



No momento, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha no início da vacinação de crianças, ao mesmo tempo em que prossegue com a imunização do público adolescente e adulto, aplicando primeiras, segundas e terceiras doses de diferentes laboratórios. O agendamento deve ser realizado previamente no www.cliquevacina.com.br

“Em Mogi já vacinamos 96% da população adulta e demos início à vacinação das crianças, e eu só sinto orgulho por todo o trabalho que realizamos até aqui. Com isso, quero reforçar também a importância da imunização. Vacinem-se. Acreditem na medicina e na ciência. Só assim conseguiremos sair dessa. Vamos pra cima”, publicou o prefeito Caio Cunha nas redes sociais.

Quem pode agendar a 1ª dose?

  • Crianças entre 5 e 11 anos (com comorbidades, deficiência, quilombolas ou indígenas);
  • Adolescentes maiores de 12 anos;
  • Adultos maiores de 18 anos

Prazos de aplicação da 2ª dose

  • Pfizer: 21 dias após a 1ª dose
  • Astrazeneca: 8 semanas após a 1ª dose
  • Coronavac: 15 dias após a 1ª dose

Prazos de aplicação da dose de reforço

  • AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac: 4 meses após a segunda dose com qualquer imunobiológico disponível no agendamento para a 3°dose.
  • Janssen: 2 meses após a dose única (pode receber o reforço com Janssen ou Pfizer)

Confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: