Categorias
BRASIL

Detran SP altera calendário do licenciamento 2022; confira as novas datas



O Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou novidades no calendário do licenciamento 2022. Como de costume, o novo cronograma foi baseado no final das placas dos veículos, no entanto, desta vez, com início a partir de julho.



Donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2, por exemplo, deverão regularizar a documentação até o dia 31 de julho de 2022. O calendário vai de julho a dezembro – exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre outubro e dezembro – confira mais abaixo.



A mudança de calendário vem ao encontro do aumento no número de parcelas no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, que estendeu o prazo de pagamento de três para cinco parcelas, começando em fevereiro deste ano. As novas condições e prazos para pagamento visam reduzir o impacto econômico causado pela pandemia na vida do motorista e garantir que ele ande com a documentação em dia.



O calendário fixa o prazo-limite para o pagamento regular do licenciamento, de acordo com o final da placa. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros. Confira abaixo todos os prazos.



Calendário de Licenciamento do Estado de São Paulo para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

  • Julho: final da placa 1 e 2
  • Agosto: final da placa 3 e 4
  • Setembro: final da placa 5 e 6
  • Outubro: final da placa 7 e 8
  • Novembro: final da placa 9
  • Dezembro: final da placa 0

Calendário de Licenciamento no Estado de São Paulo para veículos registrados como caminhão ou caminhão-trator

  • Outubro: final da placa 1, 2, 3 e 4
  • Novembro: final da placa 5, 6 e 7
  • Dezembro: final da placa 8, 9 e 0

Valor do licenciamento em SP

Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do calendário de vencimento. E, assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como licenciar o carro em SP?

O serviço é feito de maneira totalmente online com o número do Renavam, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal).

Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital. Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran SP e Senatran, e dos aplicativos Detran SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP