Categorias
MOGI DAS CRUZES

Covid-19: Câmara de Mogi determina aplicação de testes rápidos em pronto-atendimentos



Foi aprovado, nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o Projeto de Lei 50/2020, de autoria dos vereadores Edson Santos (PSD) e Mauro Araujo (MDB), que determina que todas as unidades de pronto atendimento 24 horas do município deverão realizar o teste rápido do novo coronavírus (Covid-19) em pacientes que já tenham sido atendidos em suas unidades, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde de Manejo Clínico do Coronavírus na atenção primária à saúde e, ainda, tenham sinalizado a suspeita da doença, respeitando a metodologia do exame e melhor aproveitamento do teste.



“É um Projeto que a gente considera importante. Acho que não dá mais para as pessoas passarem na UPA, pegar atestado e não fazer o teste. É um projeto onde se coloca o teste rápido nos pronto-atendimentos da cidade, nas UPAs 24 horas, hospitais, incluindo também o Pró-Criança”, afirmou Edson Santos.



“Precisa testar a população para que você possa ter políticas públicas. Infelizmente, no nosso país as pessoas não se empenham e com isso mostram que não é falta de recurso. Mogi das Cruzes só tem testado quem é internado em estado grave”, disse Araújo.



“É um projeto muito importante, principalmente para a gente ter a real percepção de como está a relação da cidade com a Covid-19”, complementou Caio Cunha (PODE).



A vereadora Fernanda Moreno (MDB), por sua vez, pediu que cobrança se estenda também à rede privada. “Gostaria também que a casa cobrasse a rede particular, as pessoas chegam no Ipiranga e no Santana, com convênio, e eles se recusam a fazer o teste”, disse.

Ainda de acordo com o Projeto, também terão direito a realização do teste rápido do novo coronavírus nas unidades de pronto atendimento 24 horas do município de Mogi das Cruzes, os profissionais das áreas de saúde, assistência social e segurança pública municipal, que estejam comprovadamente atuando na linha de frente no combate à pandemia.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: