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Coronavírus: advogada e ex-diretora do Procon explica como renegociar contas



A pandemia do coronavírus (COVID-19) está fazendo com que muitas pessoas – principalmente autônomos e empresários – se vejam impossibilitadas de continuar trabalhando e levantando renda para pagar suas contas, mesmo porque nem todo serviço pode ser realizado à distância.



Com isto, uma preocupação natural tem surgido na cabeça de todos esses trabalhadores: o que fazer nos próximos meses para continuar honrando com as despesas e não correr o risco de ter o nome negativado?



Para responder essa e outras dúvidas com relação a finanças pessoas em época de coronavírus, o Notícias de Mogi procurou uma especialista no assunto.



Adélia Soares é advogada, ex-diretora do Procon de Suzano, professora de direito e especialista em direito do consumidor. Segundo ela, todos os tipos de contas podem ser renegociadas com as empresas, bancos ou órgãos públicos, pois existem leis que preveem situações de força maior, nas quais os cidadãos podem comprovar que o faturamento caiu.



“Não importa se é conta de telefone, fatura do cartão de crédito, aluguel. A lei não especifica dívidas. A base, a fundamentação do seu pedido de revisão, é justamente a crise que impactou sua vida financeira. É um caso fortuito, um evento de força maior, que você não tem culpa, responsabilidade alguma, mas que impactou sua vida financeira. Em razão desta situação, você tem o direito sim de renegociar, pedir mais prazo, redução de juros, extensão de períodos de carência”, explica ela.

Confira abaixo todas as orientações fornecidas pela Dra. Adélia Soares:

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