Categorias
MOGI DAS CRUZES

Confira o que abre em Mogi das Cruzes na véspera e no dia de Natal



Por conta do Natal, que este ano será celebrado no sábado (25), alguns serviços públicos de Mogi das Cruzes poderão ter seu horário de funcionamento alterado já a partir desta quinta-feira (23). Segundo a administração municipal, no entanto, as atividades essenciais continuarão funcionando normalmente.



Na Prefeitura de Mogi, o atendimento à população ocorrerá até as 13h desta quinta-feira, sendo retomado na segunda (27).



Para os consumidores que farão as últimas compras para as festas, o Mercado Municipal terá horário de atendimento ampliado nesta quarta (22) e quinta-feira (23), das 7h às 19h. Na sexta-feira (24), véspera do Natal, o atendimento será das 7h às 18h, enquanto a estrutura permanecerá fechada no sábado (25) e no domingo (26). Entre os dias 27 e 31 de dezembro, o Mercadão terá horário normal de expediente, das 7h às 18h; já nos dias 1º e 2 de dezembro, permanecerá fechado.



A Secretaria Municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes informou que fará uma Feira Especial para atender a população nos dias 24 e 31 de dezembro, das 7h às 13h, no estacionamento do Pró-Hiper, no Mogilar. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá feiras livres. A Feira Noturna, que ocorre no Mercado do Produtor, não funcionará nas duas próximas sextas-feiras (24 e 31), vésperas de Natal e Ano Novo. Já o comércio atacadista do Mercado do Produtor funcionará até as 14h nos dias 24 e 31 de dezembro e não terá expediente nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.



Nos dias 24 e 31 de dezembro, o Parque Centenário, o Parque Leon Feffer e o Parque da Cidade atenderão a população das 7h às 15h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, o funcionamento será das 9h às 17h. Vale lembrar que permanece a obrigatoriedade do cumprimento das normas de segurança sanitária e das regras específicas dos parques relativas à prevenção da pandemia de Covid-19.

Na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal Municipal de Mogi das Cruzes, funcionará normalmente durante todo o feriado. A estrutura tem entrada pela rua Gutterman, nº 577, no distrito de Braz Cubas.

Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta. A unidade 24 horas do Jardim Universo e o Pró-Criança, que fica no Mogilar, também atenderão normalmente a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 trabalhará ininterruptamente.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações sobre as legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

Já o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.

O Sesc de Mogi das Cruzes ficará aberto nos dias 21, 22 e 23/12, das 13h às 22h; e não funcionará nos dias 24, 25, 26 e 27/12. Já no Ano Novo, o espaço vai abrir nos dias 28, 29 e 30/12, das 13h às 22h; e fechar nos dias 31/12, 01, 02 e 03/01. A partir do dia 4/1, o Sesc Mogi vai funcionar de terça a sexta, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.

Serviços estaduais

As unidades da Farmácia Dose Certa e Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), conhecidas popularmente como de “alto custo”, não terão expediente nas vésperas e feriados.

Os postos do Poupatempo em todo o estado também estarão fechados na sexta-feira e no sábado (dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022), vésperas e celebrações de Natal e Ano Novo. As unidades reabrem em seu horário habitual a partir de segunda-feira, dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2022. O atendimento presencial é realizado mediante agendamento prévio de data e horário.

Neste ano, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) não terão operação comercial com horário estendido para festas de fim de ano. Entretanto, ajustes foram feitos para facilitar o deslocamento de passageiros que necessitam utilizar trens, metrô e ônibus intermunicipais durante o período.

  • CPTM — Nos dias 24 e 31 de dezembro, todas as linhas da CPTM operam com intervalos habituais de um dia útil. Já nos sábados, dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, e domingos, dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, a programação será equivalente a de domingo, com intervalos médios de até 35 minutos. A Linha 13-Jade opera com 20 minutos de intervalo entre os trens todos os dias.
  • EMTU — As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do Estado operam com programação horária diferenciada. No dia 24 de dezembro, a programação horária será equivalente a de sábado. Nos dias 25, 26, 31/12 e 01 e 02/01, as partidas seguirão os horários de domingo. Nos outros dias a operação será a habitual de um dia útil.
  • Metrô — As linhas gerenciadas pelo Metrô de São Paulo (1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata) e pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade (Linha 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente) não terão alterações, operando todos os dias das 4h40 às 00h, com frota de trens e intervalos normais para um dia útil.
  • Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Nas datas de véspera dos feriados de Natal, 24/12 (sexta-feira), e do Ano Novo, 31/12 (sexta-feira), a Central de Atendimento Telefônico da Sabesp (0800 055 0195) funcionará das 6h às 12h (meio-dia). Já nas datas dos feriados de Natal (25/12) e do Ano Novo (1º/01), não haverá atendimento. Para serviços emergenciais, o número de telefone 195 funcionará 24 horas, todos os dias.

Todas as 59 unidades do Bom Prato irão servir somente almoço nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro estarão abertas somente as sete uniades da capital, que servirão também a refeição do almoço. Todas as unidades ficarão fechadas nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro. O funcionamento voltará normalmente a partir do dia 03 de janeiro.

O expediente de atendimento nos postos fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), nestas últimas semanas de dezembro, será normal, com exceção dos dias 24 e 31/12 (não haverá atendimento conforme o decreto  66.318/2021).

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso nos feriados. Porém, seus serviços on-line seguem disponíveis no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia: