Categorias
BRASIL

Como consultar se meu CPF está sendo usado por outras pessoas?



O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes dos brasileiros. Por meio dele, é possível realizar compras, abrir conta e solicitar empréstimo. Com o aumento da ocorrência de golpes, sobretudo na internet, é preciso ficar atento para que o número do seu CPF não seja utilizado por estelionatários.



O acesso de golpistas à numeração de CPFs geralmente ocorre após o vazamento de dados de clientes em empresas, o que tem se tornado cada vez mais comum. Como muitas delas exigem o fornecimento do número para a realização de uma compra ou contratação, todo mundo está sujeito a ter o CPF utilizado por outra pessoa, seja para comprar alguma coisa ou fazer um empréstimo.



Em algumas plataformas, o cidadão consegue consultar gratuitamente a situação e o histórico do CPF. Uma delas é o Registrato do Banco Central. Para fazer a consulta, basta acessar o site e clicar em “Acessar o Registrato”. O usuário será encaminhado a uma página onde deverá entrar com os dados de seu cadastro gov.br.



Por meio do Registrato, é possível verificar, por exemplo, quais contas bancárias estão abertas no CPF, as dívidas em aberto ou liquidadas, remessas de dinheiro para o exterior e movimentações em geral.



Ao criar o hábito de checar o documento a cada semana, por exemplo, é possível se resguardar de possíveis golpes e entrar em contato com as empresas ou instituições financeiras antes de ter o nome negativado indevidamente.

Uma ferramenta que ajuda neste acompanhamento é o monitoramento de CPF da Serasa Premium, que notifica os consumidores quando o CPF é consultado para realização de compra ou empréstimo, abertura de empresa ou quando o nome está sendo encaminhado ou retirado da negativação. Além disso, a ferramenta informa a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados com seu CPF na lista pública e as parcelas atrasadas que podem gerar negativação.

Para obter o monitoramento de CPF, o consumidor deve acessar a página do Serasa Premium e fazer seu cadastramento. O serviço é contratado por assinatura, com vigência de até um ano, com descontos proporcionais pelo prazo escolhido.

Dicas para evitar que seu CPF seja usado em golpes

  • Não informe seu CPF em qualquer situação ou em casos em que não seja obrigatório;
  • Cuidado com ligações e e-mails suspeitos solicitando confirmação de dados pessoais;
  • Não faça cadastros ou compras em sites que não sejam confiáveis;
  • Ao fazer compras em lojas físicas, não permita que funcionários saiam de sua vista com seus documentos em mãos;
  • Em caso de perda ou roubo de seus documentos, registre um boletim de ocorrência;
  • Se precisar descartar documentos ou cartões, rasgue-os muito bem antes de jogá-los no lixo

Compartilhe essa notícia:

Por Redação

E-mail: contato@noticiasdemogi.com.br