Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores criam comissão que buscará saída para lotação em cemitérios de Mogi



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária de quarta-feira (3), o Projeto de Resolução 10/2019, que cria uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para realizar estudos e apresentar sugestões acerca dos problemas que envolvem os cemitérios municipais e suas capacidades de sepultamento.



De acordo com a justificativa do projeto, “a questão do esgotamento da capacidade de sepultamento dos cemitérios de Mogi das Cruzes já foi objeto de estudo, contudo se faz necessária a retomada da discussão para que se busque  alternativas para o problema que tende a aumentar devido ao crescimento populacional e o consequente aumento no número de óbitos”.



Além de um cemitério particular, Mogi das Cruzes possui dois cemitérios municipais – São Salvador, na região central; e da Saudade, em Braz Cubas -, sendo que eles já estão com a capacidade esgotada e não possuem espaço para ampliação dos jazidos. Desta forma, só contam com espaços em gavetas, nichos e sepulturas provisórias, o que não é suficiente para atender a demanda de uma cidade com população estimada em 440.769 habitantes (Censo IBGE 2018) e média de 2.100 óbitos por ano.



A comissão que estará responsável por estudar uma saída para esta situação terá 180 dias de permanência e será constituída pelos vereadores Pedro Komura (PSDB), Taubaté Guimarães (MDB) e Edson Santos (PSD).



Vereadores que integram a comissão para estudos da lotação dos cemitérios

Segurança

Em março, o Notícias de Mogi publicou uma matéria denunciando as atuais condições da segurança nos cemitérios do município, em especial no São Salvador.

De acordo com relatos de mogianos, os ladrões costumam levar placas, letreiros, crucifixos e argolas dos túmulos. Os itens roubados são, em sua maioria, feitos de bronze, um dos materiais com melhor oferta em ferros velhos e comércio de sucatas.

Cerca de dois meses após a publicação do NM, o vereador Pedro Komura (PSDB) anunciou que a Prefeitura de Mogi tomaria uma providência para reforçar a segurança dos cemitérios, com a intensificação do policiamento por parte da Guarda Municipal e a instalação de câmeras de segurança para tentar coibir a ação dos criminosos, que geralmente agem durante a noite.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *