Categorias
MOGI DAS CRUZES

Comércio de Mogi das Cruzes termina 1º semestre com avanço nas contratações

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O comércio de Mogi das Cruzes finalizou o primeiro semestre do ano com resultado positivo na geração de empregos. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), de janeiro a junho, o setor alcançou um saldo de 149 postos de trabalho – neste período, cerca de 1.068 pessoas foram contratadas, enquanto 919 pessoas foram desligadas.


Para a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), os dados do Caged são um dos indicadores da recuperação gradual da economia. Ao todo, o setor emprega 22.522 pessoas, figurando na segunda posição de maior empregador da cidade.

Segundo a associação, mesmo que o saldo de empregos deste ano seja 2,7% maior que o registrado no mesmo período de ano passado, quando o saldo era de 145 empregos, este não é o único ponto positivo que deve ser ressaltado. O nível de contratação também cresceu de um intervalo para outro: nos seis primeiros meses do ano passado, 828 pessoas foram admitidas, uma variação de 28,9% em relação aos seis primeiros meses de 2022.


A ACMC informou, ainda, que cerca de 77,2% dos empresários pretendem aumentar o quadro de funcionários nos próximos meses. “Os resultados do primeiro semestre são frutos também da injeção de crédito realizada pela liberação do FGTS e da antecipação da primeira parcela do décimo terceiro de aposentados e pensionistas. Agora, apesar da inflação e do aumento dos juros, as expectativas para o segundo semestre são positivas, pois temos pela frente datas importantes para o comércio. A ampliação do Auxílio Brasil até dezembro, também significa mais dinheiro circulando”, disse a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.


Para ela, a estimativa é que as contratações continuem em ritmo positivo. “As festas de fim de ano, tradicionalmente, são conhecidas pelo período de contratação de temporários. A Black Friday ganhou força nos últimos anos, por isso, parte dos comerciantes já começa a contratar em novembro. O aumento do nível de emprego representa mais renda, poder de compras e geração de impostos, ingredientes fundamentais para a retomada econômica”, finalizou.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Compartilhe essa notícia: