Categorias
MOGI DAS CRUZES

Com quatro casos confirmados, Mogi realiza capacitação para detecção de Varíola dos Macacos



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da Varíola dos Macacos (Monkeypox). Nesta quinta (11) e sexta-feira (12), mais de 100 médicos e profissionais de enfermagem participam das aulas ministradas na Escola de Governo. 



O treinamento está sendo conduzido pela médica Aline Fernandes e pelo enfermeiro Hector Trevor, da Vigilância Epidemiológica Municipal. Na próxima semana, a equipe pretende estender a capacitação aos diretores, profissionais e demais profissionais da área de Educação. 



Dados da administração municipal indicam que, até o momento, Mogi das Cruzes confirmou quatro casos da Monkeypox. Todos os pacientes são adultos jovens em condições estáveis e isolamento para tratamento domiciliar. O primeiro caso foi confirmado em 22 de julho.



Sobre a Varíola dos Macacos

A Monkeypox é transmitida por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais infectados. A transmissão entre humanos ocorre pelo contato próximo ou íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. Pode ocorrer também por secreções em objetos, roupas, roupas de cama ou toalhas e superfícies utilizadas pelo doente.



Os sintomas mais comuns da Varíola dos Macacos são: febre; dor de cabeça; dores musculares; dor nas costas; gânglios (linfonodos) inchados; calafrios; exaustão.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP