Categorias
MOGI DAS CRUZES

Com previsão de frio intenso, Mogi das Cruzes amplia atendimento a pessoas em situação de rua



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes informou que está dando início nesta semana à Operação Inverno. A ação reforça os serviços prestados às pessoas em situação de rua, em função da queda nas temperaturas.



De acordo com a previsão do tempo, a chegada de uma massa de ar frio de origem polar deve fazer com que a cidade de Mogi das Cruzes registre a semana mais fria do ano, com temperatura mínima de até 5°C.



A Secretaria Municipal de Assistência Social afirmou que, a princípio, serão abertas 20 vagas adicionais nas unidades de acolhimento institucional. Além disso, será adotada, a partir desta quarta-feira, ampliação nos horários das equipes de abordagem.



As vagas adicionais serão disponibilizadas nas unidades de acolhimento já existentes, por meio do remanejamento de espaços, informou a pasta. São, ao todo, quatro abrigos na cidade, geridos por organizações da sociedade civil conveniadas com a Prefeitura, que ofertam de forma permanente 156 vagas. A partir de agora, o total de vagas disponíveis passará a ser de 176 vagas.



“Importante esclarecer que não temos problemas com superlotação ou falta de vagas. O número que ofertamos é o suficiente para suprir a demanda da cidade, porém, nessa época de frio, a tendência é que um número maior de pessoas aceite o encaminhamento para o acolhimento, razão pela qual trabalhamos com essa ampliação de vagas. E, havendo a necessidade, vamos seguir trabalhando para atender esse público”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes.

Os horários das abordagens também serão ampliados. A partir desta quarta-feira, as equipes de agentes sociais passarão a atuar das 7h às 22h, aumentando em duas horas diárias o expediente, que antes era das 8h às 20h.

De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, durante as abordagens, os agentes sociais tentam conscientizar as pessoas a deixarem a situação da rua e ofertam e acolhimento nas unidades que prestam esse serviço. As equipes atuam em locais previamente mapeados e também a partir de denúncias, que podem ser feitas pelo telefone (11) 97096-0923

Vale lembrar que os trabalhos de abordagem não podem ter caráter coercitivo e/ou compulsório. A adesão aos serviços ofertados deve ocorrer de forma espontânea por parte das pessoas que se encontram em situação de rua.

A unidade de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua na cidade é o Centro POP, situado no Mogilar, onde as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa e se alimentar. Além disso, o local conta com atendimento psicossocial e também a alternativa de encaminhamento para acolhimento institucional. 

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 4796-3862 ou 4790-1244.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: