Categorias
MOGI DAS CRUZES

Com 1.100 casos confirmados, Mogi das Cruzes promoverá novo Dia D de Combate à Dengue

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá, neste sábado (23), mais uma edição do Dia D de Combate à Dengue, que será iniciado no Jardim Santos Dumont e, na próxima semana, passará também pelo Jardim Aeroporto e Conjunto Santo Ângelo.


De acordo com a administração municipal, a região foi escolhida por conta do aumento de casos de dengue. Juntos, os bairros já somam mais de 500 notificações suspeitas e pelo menos 82 confirmações.

A iniciativa é um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Saúde e de Infraestrutura Urbana, em sintonia com a programação da Operação Cata-Tranqueira e do Mutirão Cidade Bonita.


No sábado, os moradores destes bairros devem deixar materiais inservíveis em frente de casa antes das 7h da manhã, para que as equipes da Operação Cara-Tranqueira façam a coleta.

Leia também:  Prefeitura de Mogi prepara reforma e retomada de atendimentos no prédio que abrigava a UnicaFisio em Braz Cubas

Ao longo da semana, o Mutirão Cidade Bonita também vai se concentrar no Jardim Santos Dumont I, II e III e Conjunto Santo Ângelo, com serviços de limpeza de praças, bocas de lobo e capinação de guias e sarjetas.

Até sexta-feira (22), o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses (NPCA) deve concluir os bloqueios no Aeroporto I, II e II, iniciando o Jardim Santos Dumont no sábado. 

Na última semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou decreto de emergência e alerta epidemiológico no município em razão da epidemia de dengue, indicando medidas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o avanço da doença. Até o momento foram confirmados mais de 1.100 casos de dengue na cidade e outros 3.385 exames aguardam resultados. 

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações de prevenção à dengue nos bairros

Principais cuidados

  • Livre-se de objetos que acumulam água: Dê o destino correto para latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro.
  • Armazene garrafas da forma correta: Se você precisa guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
  • Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água: As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
  • Higienize recipientes que armazenam água: Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
  • Tenha cuidado com o lixo: Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Atente-se aos vasos de plantas: Descarte pratinhos para evitar o acúmulo de água.
  • Utilize proteção individual: As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, instalação de telas e mosquiteiros em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.
Leia também:  Trabalhos de limpeza em cursos d'água de Mogi das Cruzes chegam ao Córrego dos Corvos

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: