Categorias
BRASIL

CNH 2022: saiba quando você deve trocar a antiga carteira de habilitação pela nova



No primeiro dia de junho, entrou em vigor o novo formato da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Com a troca dos formatos, muitos motoristas começaram a buscar informações para entender quando será preciso e como será o processo de troca do documento antigo para o novo formato – descubra tudo isto ao longo da matéria.



Na nova CNH foi adicionado um código internacional utilizado nos passaportes, permitindo ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. O novo formato traz as informações também em inglês e em francês, além do português, com o objetivo de facilitar o uso em outros países.



O documento conta, ainda, com uma tabela para identificar os tipos de veículos que a pessoa está apta para conduzir, além de informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.



A nova CNH traz itens gráficos concebidos para dificultar sua falsificação. Ela será impressa com uma tinta fluorescente, que brilha no escuro e possui itens visíveis apenas com luz ultravioleta, além de um QR Code.



Como no documento anterior, a nova carteira de habilitação deverá ser renovada a cada dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco para cidadãos de 50 a 69 anos, e três para condutores com 70 anos ou mais.

Veja algumas novidades da nova CNH

  • Código MRZ utilizado em passaportes, permitindo o uso da habilitação em outros países
  • Os motoristas poderão usar o nome social e filiação afetiva
  • Tabela no verso do documento indicando quais veículos o motorista poderá guiar
  • No documento terá a letra “P” indicando Permissão para dirigir e letra “D” indicando a CNH definitiva
  • A assinatura do condutor abaixo da foto

Quando devo trocar a antiga CNH pela nova?

Inicialmente, o novo formato do documento será entregue apenas para os cidadãos que estão tirando a 1ª via da Carteira Nacional de Habilitação, para os motoristas que estão renovando a habilitação, e os motoristas que estão tirando que estão renovando a habilitação.

Caso a Carteira Nacional de Habilitação esteja em dia, não é necessário realizar a troca. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito, a troca do antigo documento pelo novo formato acontecerá de forma gradual. O modelo anterior da CNH poderá ser utilizado pelos motoristas até o final de sua validade, quando o motorista precisa renovar a habilitação.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: