Categorias
BRASIL

CNH: nova carteira de habilitação passa a valer nesta quarta; veja o que muda



A Secretaria Nacional de Trânsito (Senantran) informou que, a partir desta quarta-feira (1), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em um formato visualmente mais moderno, além de possibilitar o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.



No novo formato foi adicionado um código internacional utilizado nos passaportes, permitindo ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. A CNH terá as informações também em inglês e em francês, além do português, com o objetivo de facilitar o uso em outros países.



O documento trará, ainda, uma tabela para identificar os tipos de veículos que a pessoa está apta para conduzir, além de informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições medicas. Para dificultar a falsificação e fraudes terá novos elementos gráficos, como o QR Code. CNH passa a ter uma nova cor além do verde, tendo também no amarelo.



Outra novidade é que a nova Carteira Nacional de Habilitação adotará nova cor. Além do verde, terá também o amarelo.



Vale ressaltar que, por enquanto, a substituição não é obrigatória e será implementada de forma gradativa para novos condutores. Ela será alterada na medida em que as pessoas forem renovar ou emitir segunda via do documento. A CNH poderá ser expedida tanto no formato físico, como no digital ou em ambos.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)