Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
As cidades que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) foram beneficiadas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apreendidos de uma empresa de distribuição na última semana, em Arujá. São máscaras cirúrgicas e respiradores faciais destinados ao uso dos profissionais de saúde no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19)
A apreensão, resultado de uma ação do Procon e da Justiça em decorrência de superfaturamento, foi de mais de 218 mil unidades de EPIs. Do total, parte ficou com a cidade de Arujá e o restante – cerca de 150 mil – foi dividido entre as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim, Poá, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Guarulhos.
De acordo com o Condemat, a divisão do material foi proporcional ao número de habitantes e a maioria das cidades já fez a retirada dos EPIs em Arujá, através das Secretarias Municipais de Saúde.
“Essa ajuda veio em boa hora porque os municípios estão com dificuldades na aquisição dos equipamentos de proteção para as equipes de saúde. A iniciativa de Arujá de compartilhar o material da apreensão com os demais municípios do Condemat confirma os esforços dos prefeitos de atuarem de forma integrada para diminuir as estatísticas de coronavírus na Região”, ressalta o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite.
A parcela de Arujá foi distribuída entre as equipes municipais (além da saúde, também para a Assistência Social e Guarda Municipal) e, conforme orientação da Justiça, uma parte foi destinada para a Polícia Militar e Polícia Civil, sendo que esta última informou que o material seria dividido também entre as delegacias do Alto Tietê.
Foto: Gustavo Honorato