ALTO TIETÊ

Cidades do Alto Tietê fiscalizam descarte irregular de resíduos da construção civil

Técnicos das áreas de Fiscalização e Meio Ambiente dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, que integram o projeto-piloto de combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil, realizado por meio de parceria entre o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê) e a SIMA (Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado), participaram da primeira ação de fiscalização conjunta na Estrada dos Fernandes, área escolhida devido à localização que abrange os três municípios.

A fiscalização contou com o suporte de agentes da Polícia Militar Ambiental, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da SIMA.

O projeto-piloto, lançado em junho de 2021, teve início com a capacitação das equipes técnicas dos municípios em monitoramento remoto com o uso de imagens de satélite, além da elaboração da minuta do Plano de Monitoramento e Fiscalização Integrada.

O objetivo do projeto, segundo o Condemat, é estabelecer uma efetiva de fiscalização ambiental integrada entre as instâncias governamentais estadual e municipal, com foco na minimização dos impactos decorrentes dessa prática irregular.

“Este piloto está sendo executado em uma área bastante complexa e desafiadora e que servirá de ponto de partida para outras áreas e para futuramente ampliarmos para os demais municípios buscando soluções integradas”, disse a secretária de Meio Ambiente de Poá e membro da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Claudete Canada.

De acordo com dados da SIMA, os 12 municípios do Condemat geram em torno de 5 mil toneladas de resíduos da construção civil por dia.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Essa notícia foi atualizada em 21 de maio de 2022 19:31

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP